Pregação “lulista”


Líder da Minoria contesta Lula e lembra denúncia incisiva do Ministério Público no escândalo do mensalão

O líder da Minoria na Câmara, deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP), rebateu nessa quarta-feira (23) a declaração do ex-presidente Lula de que o mensalão não existiu. Segundo o jornal “Folha de S.Paulo”, no início da semana Lula voltou a defender que o maior escândalo político do seu governo foi uma tentativa de golpe por parte de políticos da oposição e da imprensa.

Para o tucano, os fatos foram comprovados pelo relatório do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa. Ele recorreu à denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República para sintetizar os acontecimentos. “Ao contrário da pregação lulista, esse é hoje o episódio inextinguível da história brasileira. Diz o relator: o mensalão constitui uma sofisticada organização criminosa dividida em setores de atuação, que se estruturou profissionalmente para prática de crimes como peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, gestão fraudulenta, além das mais diversas formas de fraude”, destacou.

Play
baixe aqui

De acordo com Mendes Thame, o mensalão foi uma megaoperação de distribuição de mesada a membros da base aliada do governo Lula em troca de votos no Congresso. O  caso deve ser julgado no STF em agosto deste ano. O processo tem 60 mil páginas e 38 acusados. A primeira semana do julgamento deve ser destinada às defesas. Os advogados terão 38 horas para fazer as sustentações orais.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Kim Maia)

Compartilhe:
24 maio, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *