Economia


Kaefer: novo estímulo à indústria automobilística é desespero governamental devido à queda do PIB

O deputado Alfredo Kaefer (PR) disse que as últimas medidas governamentais de estímulo à indústria automobilística mostram o “desespero do governo Dilma diante da perspectiva de o crescimento do Produto Interno Bruto em 2012 ser inferior ao inexpressivo 2,7% de 2011”. A estimativa governamental no início deste ano era de um aumento do PIB de 4,5%, sendo que a estimativa depois foi sendo revista ao longo dos primeiros quatro meses do ano e agora baixou para 3%. O parlamentar e empresário previu que os novos estímulos não deverão surtir os efeitos desejados, pois os níveis de inadimplência das classes média e baixa já estão bastante elevados.

Em sua intervenção no último painel do seminário “Desafios da Indústria Brasileira Frente à Competitividade Internacional”, encerrado ontem (23/5) na Câmara e que teve o patrocínio de quatro comissões permanentes da Casa, Kaefer manifestou sua preocupação com o quadro industrial e com a queda de empregos no setor.

Acrescentou que se sente frustrado diante da falta de entrosamento entre o Executivo, Legislativo e setor empresarial na busca de soluções para os problemas macroeconômicos (câmbio, tributos e juros) e daqueles no setor industrial. O tucano também destacou a crise atual na produção de proteínas animais, especialmente nos setores suíno e avicultura. Este, conforme assinalou, conhece bastante por ter empresas de agronegócios.

Kaefer considerou “desastrosas” as medidas governamentais que vem sendo adotadas para estimular determinados setores, restabelecendo-se, assim, “o dirigismo predominante em outras fases da economia brasileira, em vez da adoção de políticas macroeconômicas e industriais consistentes”. Os comentários de Kaefer receberam o apoio do deputado federal e ex-governador de Santa Catarina, Esperidião Amin, que se mostrou também preocupado com os problemas que vem sendo enfrentados pelo setor de proteínas animal, segmento expressivo no seu estado e no Paraná.

(Da assessoria do deputado/Foto: Agência Câmara)

Compartilhe:
24 maio, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *