Sintoma ruim


Macris ressalta necessidade de ampliação do debate sobre abuso sexual contra crianças

Diante do aumento de casos de pessoas abusadas sexualmente no país, o deputado Vanderlei Macris (SP) ressaltou a importância de promover o debate sobre o tema. Integrante da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o parlamentar defende uma ação mais forte do governo brasileiro no combate ao problema.

“A CPI é uma comissão da maior importância. Tivemos recentemente no Senado um grande movimento nessa direção e agora debatemos o assunto na Câmara. Estamos ouvindo a sociedade, especialmente pessoas envolvidas nessa questão e chegamos à conclusão que há um aumento do abuso sexual de crianças e adolescentes no país”, lamentou nesta quarta-feira (23).

Play
baixe aqui

Segundo Macris, o tema precisa ser cada vez mais debatido pela sociedade. Para ele, as pessoas precisam tomar consciência de que os casos precisam ser denunciados. Conforme lembrou, o número de denúncias subiu muito. “É um sintoma muito ruim para a sociedade. A CPI desempenha um papel importante nesse trabalho de divulgação,  trazendo autoridades ligadas ao assunto para debater o tema. Precisamos de um banco de dados capaz de dar condições para uma politica pública mais adequada”, cobrou.

Em entrevista ao Fantástico do último domingo (20), a apresentadora Xuxa disse ter sido vítima de abuso na infância. Por conta disso, Macris apresentou requerimento convidando a apresentadora a prestar depoimento na CPI como forma de ampliar o debate, abrir novas diretrizes em investigações e estimular as denúncias contra o crime.

“A Xuxa é uma pessoa de muita visibilidade. Esse depoimento foi surpreendente. Portanto, ela pode colaborar. Assumir essa bandeira junto à CPI seria muito importante. Quanto maior a discussão, melhor será para que as pessoas tenham mais coragem de denunciar e se livrar desse tabu que atormenta tantas famílias”, concluiu.

Outros integrantes da CPI apresentaram requerimentos para que a global fale ao colegiado sobre os abusos dos quais foi vítima. A votação dos requerimentos, no entanto, foi adiada para a próxima terça-feira (29). Segundo dados do Ministério da Justiça, somente nos últimos oito anos foram registrados 16.802 casos de abuso sexual contra crianças. Isso indica que a cada quatro horas uma criança foi vítima desse tipo de abuso, nesse período.

Revelação

→ A revelação da Xuxa foi feita no último domingo (20) no quadro “O que vi da vida”, no qual personalidades fazem um apanhado de sua história. Segundo a apresentadora, os abusos ocorreram várias vezes e seus pais não foram avisados porque ela tinha medo de contar.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower/ Vídeo: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
23 maio, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *