Geração de emprego


Gomes de Matos quer debater medidas para o setor da aquicultura

A Comissão de Agricultura aprovou, nesta quarta-feira (23), requerimento do deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) que solicita a realização de audiência pública para debater, com representantes de órgãos públicos e da iniciativa privada, políticas para o setor da aquicultura. Segundo o tucano, o objetivo é fomentar a geração de emprego e renda, principalmente em regiões assoladas pela seca.

O encontro, de acordo com o parlamentar, é para discutir os principais aspectos dessa importante atividade econômica e conhecer sua potencialidade, além de identificar os gargalos na expansão. “A aquicultura constitui uma importante fronteira econômica em todo o mundo, sendo que a produção de pescado tem aliviado a pressão de captura dos estoques naturais de peixes”, apontou.

Segundo informou, a expansão tem como principal fator promocional o desenvolvimento de novos sistemas de produção que surgem dos centros de pesquisa e experimentação. No Brasil, a ciência e a tecnologia têm transferido modernas técnicas que viabilizam e dinamizam a aquicultura.

Gomes de Matos disse ainda que a aquicultura tem sido beneficiada pela expansão da demanda por proteína de origem animal. Segundo ele, à medida que novos contingentes populacionais aumentam o nível de renda, cresce a procura por alimentos de maior valor nutricional, como o pescado.

“No Brasil, ela está presente no semiárido nordestino e na fronteira econômica das regiões Norte e Centro-Oeste. Também no Sul e Sudeste ganha espaço nas atividades produtivas do setor primário da economia nacional. Por isso, é importante o debate”, concluiu.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
23 maio, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *