Aprofundar as investigações


No primeiro dia da CPI do Cachoeira, tucanos voltam a cobrar criação de sub-relatorias

Deputados titulares do PSDB na CPI do Carlinhos Cachoeira, Carlos Sampaio (SP) e Fernando Francischini (PR) voltaram a defender a criação de sub-relatorias para auxiliar o relator nas investigações que buscarão desvendar as relações do contraventor com agentes públicos e empresários. Para os tucanos, a providência é fundamental para o sucesso da comissão de inquérito.

O colegiado fez sua primeira reunião na manhã desta quarta-feira (25) e confirmou o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) para a presidência e o deputado Odair Cunha (PT-MG) para a relatoria. Ao todo, 43 requerimentos foram apresentados pelos deputados do PSDB neste início dos trabalhos, como os que pedem as vindas dos governadores Marconi Perillo (GO) e Agnelo Queiroz (DF) para depor. Como destacou o líder tucano na Câmara, Bruno Araújo (PE), o próprio Perillo se colocou à disposição para ir ao Congresso.

Promotor de Justiça licenciado, Sampaio foi enfático ao afirmar que as sub-relatorias criarão uma linha auxiliar de investigação fundamental para subsidiar Odair Cunha. O tucano rechaçou a tese de petistas que esta sistemática de trabalho facilita o vazamento de informações. “Em CPIs anteriores os documentos sigilosos passaram a ser entregues em sala reservada monitorada por câmeras”, lembrou o tucano, que foi sub-relator nas CPIs dos Correios e dos Sanguessugas. Em ambas forneceu informações fundamentais para a formatação do relatório final.

Delegado licenciado da Polícia Federal, Francischini alerta que a comissão receberá uma enxurrada de documentos. “O relator sozinho não vai conseguir verificar as informações das operações Vegas e Monte Carlo. Por isso é preciso a designação de sub-relatores para sistematização dos dados. Não podemos sentir cheiro de pizza no ar”, alertou, ao citar as duas investigações da PF que serão referência inicial das investigações. Com experiência em operações importantes da instituição policial, o tucano pondera que é enorme a quantidade de quebras de sigilos fiscal, bancário e telefônico em apurações desta natureza.

Em seu primeiro dia, a comissão aprovou requerimentos solicitando os inquéritos da Vegas e da Monte Carlo, que estão no Supremo Tribunal Federal. Também serão enviados requerimentos para a Procuradoria Geral da República (PGR) e a PF para que ambas enviem documentos correlatos. Ficou definido, ainda, que o relator apresentará uma proposta de plano de trabalho em reunião na próxima quarta-feira (2), às 14h30.

Indicado para a suplência da CPI, Domingos Sávio (MG) espera que a comissão ajude a punir os culpados, recuperar o que foi desviado e sugerir mudanças na legislação que coíbam a repetição de novos escândalos como os que serão investigados pelo Congresso nos próximos 180 dias.

(Reportagem: Marcos Côrtes/Fotos: Luiz Alves – Ag. Câmara e Alexssandro Loyola/ Áudio: Elybio Blower/ Vídeo: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
25 abril, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *