Regulamentação


Ruy Carneiro defende legislação e investimento para avanço da computação em nuvem no país

Durante audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia sobre a relevância tecnológica, econômica e estratégica da computação em nuvem (cloud computing), o deputado Ruy Carneiro (PB) anunciou que vai apresentar uma legislação para que o Brasil avance no setor.

Para o tucano, que propôs a reunião, o país precisa de uma legislação específica para crescer na área e atrair investidores. “Ninguém vai investir sem ter uma legislação. Porque ninguém vai deixar um outro país que tenha normas para vir ao Brasil, que não tem uma regulamentação específica”, comentou.

Play
baixe aqui

Carneiro criticou a inércia do governo federal, que não incentiva o desenvolvimento de tecnologia de informação. “O governo não tem dado a devida importância a esse tema, que em breve deverá gerar no mundo mais de 14 milhões de empregos. Precisamos correr atrás do prejuízo”, afirmou.

Outro ponto debatido foi o atraso, pois em muitas regiões do país não há acesso à internet, o que inviabiliza a computação em nuvem. “Não se pode falar em nuvem quando você sequer tem internet, pois os dados não têm como trafegar”, cobrou.

Diversos palestrantes criticaram a falta de investimento na instalação da banda larga e a alta taxa da carga tributária que incide sobre os equipamentos de informática. Hoje, o Brasil está atrás de países como o Vietnã, Argentina e Chile.

A computação em nuvem consiste em um conjunto de serviços acessíveis pela internet que visam fornecer em servidores da web o mesmo conteúdo armazenado em dados. A partir de qualquer computador, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas, sem a necessidade de armazenamento no disco rígido. Haverá economia no espaço físico e acredita-se que no futuro ninguém precisará instalar e armazenar nenhum tipo de software no computador.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
24 abril, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *