Ciência e tecnologia


Por sugestão de Ruy Carneiro, comissão debate importância econômica da computação em nuvem

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara realiza, nesta terça-feira (24), audiência pública para discutir a relevância tecnológica, econômica e estratégica da computação em nuvem (cloud computing) para a competitividade nacional. O debate foi proposto pelo deputado Ruy Carneiro (PB). Ele cita reportagem do portal Época Negócios sobre o estudo “O Papel da Computação em Nuvem na Criação de Empregos”, realizado pela empresa de consultoria International Data Corporation (IDC).

“A análise mostra que a computação em nuvem criará 14 milhões de empregos em todo o mundo até 2015. O estudo também prevê que as receitas de inovação em nuvem poderão chegar a US$ 1,1 trilhão por ano até 2015. Segundo mesmo estudo, no Brasil, a expectativa é que o mercado da nuvem computacional irá gerar empregos de maneira crescente ano a ano”, diz o deputado.

“O fenômeno da nuvem computacional é ainda muito recente no Brasil e por isso é oportuno debater algumas das suas implicações: a extraterritorialidade de armazenamento de dados; a portabilidade dos dados; o reconhecimento da privacidade, intimidade e proteção dos dados; a promoção da interoperabilidade e da neutralidade tecnológica da rede e, finalmente, a necessidade de estruturar ações coordenadas entre países para o desenvolvimento de diretrizes comuns”, acrescentou. A reunião será realizada às 14h30, no Plenário 13.

O que é computação em nuvem?
A computação em nuvem (também conhecida por Cloud Computing) consiste em um conjunto de serviços acessíveis pela internet que visam fornecer em servidores da web o mesmo conteúdo armazenando dados. A partir de qualquer computador e em qualquer lugar do mundo, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas, sem a necessidade de armazenamento no disco rígido. Os dados se tornam acessíveis a partir de qualquer lugar e através de qualquer sistema operacional, tendo apenas um requisito: a conexão com a internet. Outra grande vantagem é a economia de espaço físico, uma vez que esta nova tecnologia utiliza a própria web como alternativa para o armazenamento de dados. O fenômeno é tão grande que acredita-se que no futuro ninguém precisará instalar e armazenar nenhum tipo de software em seu computador, tudo estará disponível pela internet.

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
24 abril, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *