Transparência


CPI do Cachoeira: oposição buscará transparência e esclarecimento dos fatos, diz Sampaio

O deputado Carlos Sampaio (SP) afirmou que a participação da oposição na CPI do caso Carlinhos Cachoeira será marcada pela apresentação de requerimentos que não possam ser derrubados por causa de questões políticas. “Nossa atuação se baseará em uma argumentação sólida e de lógica consistente. Levantaremos pontos que não poderão ser contestados por critérios políticos. Buscaremos transparência e o esclarecimento dos fatos”, disse o parlamentar, que será membro titular do colegiado. Para o deputado, esta será a forma de os oposicionistas superarem as dificuldades impostas pela inferioridade numérica na comparação com os partidos aliados do governo federal.

Sampaio explicou que a alta quantidade e a complexidade das denúncias fazem com que não caiba, na busca pela elucidação do caso, a repetição de debates políticos. “A CPI do caso Cachoeira não pode ser uma comissão de inquérito de enfrentamento entre governo e oposição. Ela deve ser marcada por transparência, seriedade e equilíbrio”, disse.

O deputado explicou que a CPI pode cumprir seu papel mesmo com a abertura excessiva de seu foco – pensada para investigar a relação do contraventor Carlinhos Cachoeira com políticos, a comissão deverá apurar também os contratos da empreiteira Delta com o poder público e até mesmo possíveis financiamentos irregulares de campanhas eleitorais.

 

Para Sampaio, a solução para a tarefa é a instalação de subrelatorias que se dediquem a todos os temas que surgirem. “Se isso ocorrer, cada subrelator terá condições de abordar os novos assuntos. E então pressionaremos o relator para que ele consiga executar um relatório lógico e coeso, que abarque todas as indicações”, explicou.

(Da Agência PSDB, com alterações/Foto: Saulo Cruz – Ag. Câmara)

Compartilhe:
23 abril, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *