Obras paradas


Deputados vão ao Ceará investigar andamento da transposição do São Francisco

A comitiva de deputados da oposição que visitará as obras de transposição do rio São Francisco deve encontrar um cenário de abandono completamente diferente daquele mostrado em propagandas do governo federal. A avaliação foi feita pelo tucano Raimundo Gomes de Matos (CE). Os parlamentares partem do município de Juazeiro do Norte para Mauriti, no Ceará, na manhã dessa sexta-feira (23). A cidade abriga o canteiro de obras de dois lotes da construção (6 e 7). São 44 quilômetros que, segundo moradores da região, estão abandonados desde janeiro.

“Acredito que iremos constatar que o governo não tem competência para gerenciar os problemas estruturais do país. O abandono dessas obras demonstra claramente a falta de execução do projeto, sem justificativa, pois existem recursos no orçamento, mas não há a retomada do empreendimento”, afirmou.

Play
baixe aqui

Essa deve ser a primeira de várias visitas que os parlamentares farão a obras tocadas pelo Planalto. No local, o aterro e as escavações foram feitas, mas o canal está tomado pelo mato e ameaçado pela erosão. Moradores confirmam que a construção foi abandonada há meses e sofrem os prejuízos da situação. Muitos tiveram de abrir mão de plantações de cajus porque as propriedades ficavam no traçado do canal e atualmente não possuem qualquer fonte de renda.

“O mais grave é que a cada momento as obras ficam mais caras porque precisarão ser retomadas, terão que ser feitos novos canteiros, admitir mais trabalhadores e, com isso, o preço inicialmente previsto pode subir até 70%”, calcula Gomes de Matos. Para o tucano, a morosidade, além de demonstrar despreocupação com um importante empreendimento para beneficiar a população nordestina, também é um “inconcebível desperdício” de recursos públicos.

Reajuste bilionário

->Outro exemplo de descaso fica bem próximo do local que receberá a visita dos deputados. No lote 14 da transposição, a aproximadamente 100 km de Mauriti, em São José das Piranhas, está sendo construído um túnel de 13 km. Visitado pelo então presidente Lula no final de seu mandato, em 2010, o túnel sofreu um desabamento parcial em abril de 2011, quando o governo defendeu que nenhum operário da obra teria se ferido. Contrariando a afirmativa, os moradores, parte deles ex-operários demitidos após a paralisação da obra, testemunham que alguns trabalhadores ficaram feridos e impedidos de trabalhar por um longo período.

-> A transposição do São Francisco é um dos projetos mais caros do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). As obras foram iniciadas em 2007, orçadas em R$ 4,5 bilhões e com previsão de entrega do eixo Norte este ano e do Leste, em 2010. No início deste mês, o governo anunciou o segundo reajuste bilionário da obra, cujo orçamento passou para R$ 8,18 bilhões, 82% a mais do que o original.

(Reportagem: Djan Moreno com informações ass. de imprensa da Liderança/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
22 março, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *