Blindagem


Aliados ao Planalto sinalizam que não permitirão explicações sobre compra do Panamericano pela Caixa

Classificada pelo deputado Vaz de Lima (SP) como um dos dos maiores escândalos do governo petista, a controversa compra do Panamericano pela Caixa deveria ser tema de audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação pedida pelo tucano. No entanto, nesta quarta-feira (21) a tropa de choque do Planalto sinalizou que dificilmente permitirá a aprovação do requerimento do deputado do PSDB. A proposição não foi apreciada por falta de quórum. No entanto, o encaminhamento da votação deixou claro que os aliados tentarão barrar a vinda de pessoas ligadas ao negócio.

Vaz de Lima quer as presenças de Luiz Sandoval, ex-presidente do Grupo Silvio Santos; Maria Fernanda Coelho, ex-presidente da Caixa Econômica Federal; Rafael Palladino, ex-presidente do Banco Panamericano; e do ex-diretor-financeiro da instituição, Wilson de Aro, além de Márcio Percival, Presidente da CaixaPar. Apesar das manobras da base aliada, o tucano avisa que a oposição insistirá na questão.

O requerimento destaca entrevista de Sandoval na qual ele afirma que a Caixa adquiriu uma instituição financeira que possuía um rombo financeiro em virtude de fruto de fraudes efetuadas por seus administradores. “É evidente que este fato causou prejuízos ao erário, razão pela qual necessitamos de esclarecimentos quanto a apuração e a responsabilização dos culpados por esse dano causado aos cofres públicos”, diz trecho do pedido assinado por Vaz de Lima. Além disso, suspeita-se dos interesses que levaram à aquisição do banco, pois, segundo as palavras de Sandoval, a aquisição se deu porque o Panamericano “tinha Silvio Santos como dono”.

Também não foi apreciado o requerimento de Vaz de Lima que pede a realização de audiência pública com a presença do presidente do Banco do Brasil para prestar esclarecimentos sobre a intensa disputa de poder relacionados a cargos de direção no BB. Ambos podem voltar à pauta da Comissão de Finanças e Tributação na próxima semana.

(Reportagem: Marcos Côrtes/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
21 março, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *