Apurações em curso


Presidente da Comissão de Ética dará esclarecimentos sobre investigações por sugestão de Macris

A comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara (CFFC) aprovou nesta quarta-feira (21) requerimento do deputado Vanderlei Macris (SP) para a realização de audiência com o presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Sepúlveda Pertence. O tucano quer esclarecimentos a respeito do funcionamento do colegiado e do andamento das investigações em curso.

“Entendemos que é muito importante a presença do presidente. Será fundamental que ele venha e fale sobre os procedimentos que estão sendo adotados e se realmente as denúncias apresentadas têm sido efetivadas. Queremos saber que tipo de estrutura tem a comissão, qual postura tem adotado em relação às denúncias e quais são os resultados das investigações já feitas”, destacou Macris durante a votação do pedido. Em sua avaliação, o Congresso não tem sido informado sobre os procedimentos adotados pelo grupo. O debate com Sepúlveda poderá esclarecer esses e outros pontos.

Recentemente, a Comissão de Ética acatou pedido feito pelo PSDB para investigar o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel. A abertura do processo ainda depende da votação do relatório apresentado pelo conselheiro Fábio Coutinho. Em seu voto, Coutinho pediu que o ministro dê explicações sobre o trabalho de consultoria entre 2009 e 2010. O colegiado ainda decidirá sobre a continuidade ou o arquivamento do procedimento ético contra Pimentel porque outro conselheiro, Ricardo Caldas, pediu vista ao relatório.

No último dia 12, o grupo decidiu investigar o ex-vice-presidente do Banco do Brasil Allan Toledo quanto ao recebimento de cerca de R$ 1 milhão do grupo Marfrig, um dos maiores frigoríficos do país e cliente do banco.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Leonardo Prado/Ag. Câmara/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
21 março, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *