Água, um bem valioso


Nilson Leitão pede debate sobre adoção de áreas de preservação em países da Rio+20

O deputado Nilson Leitão (MT) quer promover na Comissão de Agricultura da Câmara um amplo debate sobre a sugestão de estabelecimento de áreas de preservação ambiental em todos os países participantes da Conferência Rio +20, marcada para junho. O objetivo da medida é ampliar mundo afora ações visando preservar a água de rios, nascentes e encostas. O tucano quer a participação de representantes dos ministérios do Meio Ambiente, de Relações Exteriores e da Agricultura, além da Embrapa, Confederação Nacional da Agricultura e ONGs ambientalistas.

“O Brasil vem sendo alvo de todos os países de que tem quer ser o salvador da pátria na área ambiental. Temos uma das legislações mais duras com os produtores rurais e concordamos que as nossas áreas de preservação precisam mesmo ser protegidas. Mas gostaríamos que essas nações também ajudassem a universalizar essa questão”, cobrou o tucano.

Play
baixe aqui

“Falta a estes países olharem para o espelho e dizerem: ‘e nós, o que faremos’? O Brasil precisa levantar essa bandeira”, completou Nilson Leitão. Para ele, é fundamental o debate proposto para que a Comissão de Agricultura possa encaminhar sugestões aos negociadores brasileiros e acompanhar os preparativos relacionados à Rio+20.

Realizado neste mês na França, o Fórum da Água cobrou da América Latina “uma visão de longo prazo” em relação ao uso deste bem. Com a presença de 140 países, o evento ocorrido em Marselha tinha como objetivo encontrar soluções para garantir o acesso a água e ao saneamento a todos. No evento, houve um consenso de que a defesa dos recursos hídricos deve ser uma política de longo prazo, independentemente de partidos ou governos. Atualmente, 800 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável. O número pode aumentar caso não sejam adotadas políticas visando preservar este bem escasso é essencial à vida.

(Reportagem: Marcos Côrtes/ Foto: Alexssandro Loyola/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
14 março, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *