Melhoria no serviço


Parlamentares assumem Comissão de Ciência e Tecnologia com foco no acesso à internet e qualidade da telefonia

Por unanimidade, os deputados Eduardo Azeredo (MG) e Ruy Carneiro (PB) foram eleitos nesta quarta-feira (7) presidente e 1º vice-presidente, respectivamente, da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara.

As prioridades dos tucanos serão estabelecer o marco civil da internet, com banda larga a preço mais baixo, e melhorar a qualidade da telefonia celular em todo o país. Azeredo acredita ser preciso modernizar o Brasil e preparar a juventude para um novo modelo de sociedade. Ele defende a instalação de computadores em todas as escolas públicas, a construção das cidades digitais e a expansão do mercado de TV por assinatura via cabo e satélite. O deputado pretende discutir também a destinação de recursos para o projeto na Antártida e a base de Alcântara.

Play
baixe aqui

Azeredo critica o governo por não regulamentar penas para os delitos cometidos pela web. Segundo ele, o Planalto assiste passivamente os atos de vandalismo. “O Brasil continua com uma posição omissa em relação à punição desses crimes. Temos visto vários sites que são atacados e ficam fora do ar. Existe uma omissão”, afirmou.

No caso da telefonia celular, ele espera uma maior cobrança em relação aos preços e serviços prestados. “Depois do grande avanço propiciado pelo processo de privatização ainda na gestão do PSDB, vemos que hoje a qualidade caiu muito”, criticou.

 

Ruy Carneiro comandará a subcomissão de Banda Larga e antecipou que cobrará do Ministério de Ciência e Tecnologia medidas para melhorar o acesso do cidadão à rede mundial de computadores.

“Temos fundos ligados a essa área que estão com o dinheiro parado. A verba poderia ser usada para financiar o desenvolvimento, principalmente nas áreas onde as operadoras têm menos interesses em investir. Tudo isso deve ser construído entre comissão, governo e ministério”, completou. Ele deu como exemplo a situação da Colômbia, que criou um subsídio governamental para levar a banda larga a regiões distantes.

 

Na próxima semana, Azeredo apresentará um requerimento convidando o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, para discutir a situação do setor.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower/ Vídeo: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
7 março, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *