Ponto polêmico


Tucanos querem derrubar em plenário venda de bebida alcoólica em estádios na Copa

Deputados tucanos querem derrubar a permissão de venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante a Copa de 2014, mantida pela comissão especial que analisa a Lei Geral da Copa (PL 2330/11). Por 15 votos a 9, a base governista conseguiu, nesta terça-feira (6), aprovar o relatório de Vicente Candido (PT-SP) com a liberação da comercialização.

Para Otavio Leite (RJ), a medida representa um retrocesso, pois venda nas arenas pode gerar conflitos e violência. “Criar uma exceção agora é ofender a regra nacional. Esse é um ponto que vamos levar ao plenário. As bancadas estão divididas, mas o PSDB deu um tom muito importante a favor de lei brasileira, que proíbe a bebida nos jogos”, disse.

Play
baixe aqui

Rui Palmeira (AL) acredita que é possível reverter o quadro no plenário. Segundo ele, está provado que a proibição gerou uma redução significativa das brigas e vandalismo. Por conta disso, não há razões para o governo desobedecer a norma. “Entendemos que a lei, o Estatuto do Torcedor, deve ser preservada. Infelizmente, o governo atuou fortemente para aprovar isso. Esperamos que, por meio de uma emenda, possamos derrubar esse ponto tão polêmico”, afirmou.

Segundo Vanderlei Macris (SP), o Planalto acaba de perder um pouco de soberania para a Fifa, que trabalhou contra a proibição. Já Rogério Marinho (RN) salientou que o governo cedeu às pressões da federação e liberou bebida de patrocinadores do evento na contramão do interesse nacional.

A comissão rejeitou destaque de Rui Palmeira para acabar com a punição ao cidadão que desistir da compra de ingressos para os jogos dentro do prazo legal estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor.

Otavio Leite destacou a inserção da proposta de promover a emissão de visto eletrônico para turistas estrangeiros durante o mundial. Ele ressaltou ainda que a sugestão permitirá a utilização das bases aéreas, já que os aeroportos não atenderão a demanda por incompetência do governo. A liderança do governo quer levar a proposta a plenário nessa quarta-feira (7).

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower/ Vídeo: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
6 março, 2012 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Ponto polêmico”

  1. carlos Gazineo disse:

    Acho essa liberação uma vergonha para o Brasil, que fala tanto do povo e tenta destruir a integridade física e psicológica desse povo que elege seus representantes, para ser condignamente representado. E o que vemos são jogos de interesses políticos, talvez para fabricantes de cerveja bancarem a re-eleição de Dilma, não interessando os perigos decorrentes de uma lei irresponsável dessa, para a Saúde pública.Todos sabemos que os estádios com suas torcidas organizadas por si só já são algo muito violento, imaginem com bebida alcoólica liberada? Sem ser Profeta, será uma das maiores Desgraças cometidas contra o povo brasileiro, que ainda por ingenuidade , vota nessa gente despudorada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *