Estados sobrecarregados


Nilson Leitão visita obras do estádio de Cuiabá e cobra fiscalização para evitar desperdício de dinheiro

O deputado Nilson Leitão (MT) visitou as obras da Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), nesta quarta-feira (1º). Primeiro vice-presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, o tucano acompanhou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, na inspeção do estádio que sediará a Copa do Mundo de 2014 no estado. Segundo ele, o empreendimento precisa de acompanhamento para não haver desperdício de dinheiro público.

Para Leitão, o governo federal não está arcando com os custos da obra, o que pode comprometer os cofres dos estados e municípios. “Temos que olhar os custos dessa construção, a forma que está sendo feita, se o cronograma é compatível com os valores que estão sendo pagos, os reajustamentos de preço. Quem vai pagar essa conta são todas as cidades. Muitos gastos da Copa serão financiados em 30 anos”, explicou.

Play
baixe aqui

O deputado lembrou que o mundial é um sonho da população brasileira, mas é preciso não sobrecarregar os estados. “Todo mundo quer a Copa, mas era necessário que o governo federal não fosse apenas o garoto propaganda do evento e colocasse a mão no bolso, de fato. Os estados e municípios estão bancando esses empreendimentos. Isso é muito perigoso em um momento em que eles estão endividados e não conseguem cumprir com o básico das suas obrigações”, destacou. O parlamentar solicitou uma audiência com o ministro do Esporte para debater essa questão. O encontro deve acontecer logo após o Carnaval, segundo o tucano.

Leitão considera que as mudanças no estádio estão avançadas, mas teme que o empreendimento não esteja pronto até dezembro, data anunciada por Aldo Rebelo. “A Arena Pantanal é talvez um dos projetos que está em melhores condições, comparando com os demais do país. Eu acho um prazo muito apertado para a obra estar 100% pronta em dezembro de 2012, mas vamos torcer e cobrar para que isso ocorra”, afirmou.

O Arena Pantanal terá capacidade para 43.136 espectadores. O local vai contar com estruturas removíveis que reduzirão esse número em 17 mil lugares após o evento, segundo o Portal da Copa. Na opinião do tucano, há grandes chances de o estádio não ter utilidade depois do mundial. “Essa é uma demonstração clara de que o tamanho da obra não condiz com a realidade pós Copa. Tem muita chance de se tornar um grande elefante branco como outros. A gente espera que ele seja um atrativo, mas é obvio que vai ficar bastante ocioso como vários estádios”, concluiu.

Investimento milionário

→ O investimento para as obras no estádio será de quase R$ 518,9 milhões. O valor será bancado pelo estado e por um consórcio da iniciativa privada, segundo o Portal da Copa.

→ O governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, prefeitos e outros parlamentares também participaram da visita.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Rui Faquini/Divulgação/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
1 fevereiro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *