Direitos humanos violados


PSDB pede informação à ministra Maria do Rosário sobre desocupação no DF

O líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), protocolou nesta quarta-feira (1º) ofício endereçado à ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário. No documento, ele solicita informações sobre as providências tomadas em relação à apuração de indícios de violação aos direitos humanos durante a desocupação da Fazenda Sálvia, pertencente à União e situada entre Sobradinho e Paranoá, no Distrito Federal. A operação aconteceu em 27 de janeiro.

O ofício baseia-se em informações da imprensa, segundo as quais a desocupação resultou na prisão de 29 pessoas por suposta invasão ilegal de terras e que a ação se deu sem nenhuma ordem judicial. Ainda de acordo com a mídia, uma mulher retirada do local, que se encontrava grávida, teve problemas durante a ação e acabou sendo encaminhada para um hospital. “Importante ainda ressaltar que, no local, foram derrubadas cerca de 450 casas construídas pelos cidadãos que se encontravam naquele local”, diz o ofício.

“Como se percebe, as pessoas retiradas do local foram tratadas como criminosos, quando, na verdade, a questão deveria ser enfrentada sob sua verdadeira ótica, que é a social. Além disso, a ação limitou-se a realizar a desocupação, sem garantir moradia para os ocupantes”, diz o líder do PSDB na Câmara.

(Da assessoria de imprensa da Liderança do PSDB na Câmara / Foto: Brizza Cavalcante)

Compartilhe:
1 fevereiro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *