Crise na produção


Para Vaz de Lima, desindustrialização é resultado de política equivocada e sucateamento do setor

Números da indústria divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmam o alerta feito por parlamentares tucanos em 2011. Segundo o deputado Vaz de Lima (SP), o crescimento de apenas 0,3% no ano passado comprova que o país passa por um processo de desindustrialização. A produção caiu em vários setores e ficou bastante inferior ao resultado de 2010, quando teve expansão de 10,5%.

“O governo está se descuidando nessa área. Temos falado isso há muito tempo e esperamos que se tome rapidamente uma ação no sentido de fazer uma mudança”, afirmou.

Play
baixe aqui

Na avaliação do deputado, fatores externos contribuíram para a desaceleração, como a crise na Europa, mas são os problemas internos os que mais atrapalham. A ausência de investimentos pesados em infraestrutura e a supervalorização do Real aliada à alta inflação são exemplos disso. De acordo com Vaz de Lima, enquanto a maior preocupação da equipe econômica do governo for atingir as metas de superávit, o quadro será o mesmo.

“A política industrial brasileira está equivocada. Isso vai levar o país a um problema gravíssimo a médio e longo prazo, pois não tem se investido naquilo que é essencial: a pesquisa e o desenvolvimento”, disse. Para o tucano, o governo não consegue criar meios para o empreendedor brasileiro transformar produtos e vendê-los com maior valor agregado.

O deputado não acredita em melhoras no cenário em 2012. Ele lembra que há setores inteiros desaparecendo e a crise em mercados internacionais pode agravar o caso.  A indústria de bens duráveis (carros, eletrodomésticos) encolheu 2%. A retração foi de 15% segmento têxtil e 10% nos calçados e couros.

“O governo não tomou nenhuma medida no ano passado que me faça supor que em 2012 algo vai melhorar. Ao contrário, as ações tomadas só me levam a crer que a indústria vai ser ainda mais sucateada neste ano, o que é uma barbaridade”, lamentou.

De 27 setores, 12 encolheram em 2011. A produção de carros caiu 7,8%, a maior queda em 12 anos. No início do ano passado, foram tomadas medidas para esfriar a economia, como a alta dos juros e restrições aos financiamentos. “Querem levar o Brasil a uma situação de penúria na área industrial e nos fazer voltar a ficar só na dependência de manufaturados e commodities”, apontou Vaz de Lima.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Gustavo Lima/Ag. Câmara/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
1 fevereiro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *