Aparelhamento


Valdivino atribui fraco desempenho do governo petista à distribuição de cargos por critérios políticos

O deputado Valdivino de Oliveira (GO) afirmou nesta quarta-feira (28) que o aparelhamento do Estado, iniciado no governo Lula, é o grande responsável pela série de denúncias que atinge o Executivo. Estudo publicado pelo Departamento de Sociologia da PUC do Rio de Janeiro mostra que, na gestão do petista, 12,6% dos ocupantes de cargos comissionados, chamados de Direção de Assessoramento Superior (DAS), eram filiados a partidos políticos. Quase metade era ligada ao PT. O número é quase o dobro do constatado na administração de Fernando Henrique Cardoso: 6,5%.

A proporção de funcionários filiados chegou a 38% no governo do petista, ante 20% do tucano. Na gestão Lula, 40% dos comissionados ligados a algum partido eram do PT e nenhum pertencia a legendas de oposição. Já na gestão de FHC, 10% eram petistas. Para Valdivino, o partido da presidente Dilma sempre teve integrantes em busca de “boquinhas” na administração pública.

Play
baixe aqui

“Essa criação de cargos para alocar a companheirada talvez seja a responsável pelo fraco rendimento do governo e pelo grande número de denúncias em relação à gestão do PT”, observou o deputado, ao lembrar das acusações de corrupção que derrubaram seis ministros só neste ano. O tucano afirma que, se os gestores atuais prezassem pela qualificação e capacitação dos funcionários, as irregularidades dariam lugar a uma administração eficiente.

“Quando se tem um governo que procura criar cargos para agasalhar os filiados do partido, dos sindicatos e de outras entidades, não se pode esperar que haja profissionalização do serviço público. Assim, surgem esses erros, que muitas vezes são primários”, criticou.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Gustavo Lima/Ag. Câmara/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
28 dezembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *