Postura lamentável


Tucanos criticam permanência de Lupi após recomendação de Comissão de Ética pela saída

Deputados do PSDB manifestaram indignação com a decisão de Dilma Rousseff de manter Carlos Lupi à frente do Ministério do Trabalho após a recomendação da Comissão de Ética da Presidência de exonerá-lo. Para os tucanos, a postura da petista é lamentável diante do parecer unânime do colegiado e de todas as evidências contra o titular.

O presidente nacional do partido, Sérgio Guerra (PE), considerou a permanência constrangedora. “As pessoas que sofrem acusações duras e não conseguem responder com brevidade e eficácia devem dar as explicações sobre as acusações fora do governo. Lupi já devia ter se afastado muito antes desse tipo de situação que vive hoje”, afirmou o tucano em Recife, onde participa de uma reunião de sindicalistas filiados ao partido.

“Está claro para a sociedade que a presidente revogou o princípio da moralidade, da conduta ilibada, da probidade como requisito fundamental para o exercício do cargo de ministro”, criticou Jutahy Junior (BA) durante pronunciamento em plenário nesta sexta-feira (2).

Play
baixe aqui

Segundo ele, a manutenção de Lupi é degradante para a imagem do governo. “O que ela precisa mais para fazer a exoneração? Em vez de demiti-lo, ela pediu esclarecimento ao Conselho de Ética. Imagine, explicação do que é público e notório”, condenou ao lembrar que o gestor cometeu um crime ao ocupar dois cargos públicos simultaneamente.

O parlamentar reprovou ainda o modelo “promíscuo” adotado pela gestão petista. “Essa política de presidencialismo de coalisão, entregando as pastas como feudo para a impunidade absoluta em troca de votos, é um modelo que o PT levou à exacerbação e à promiscuidade na administração pública”, afirmou.

William Dib (SP) lamentou o fato de Dilma ter ficado irritada com a decisão do colegiado. “Ela acha que o Conselho tem que perguntar se pode se reunir, se pode opinar e se pode mandar o ministro embora. Ela não quer um conselho, mas subordinados. Isso mostra o autoritarismo”, declarou.

O tucano criticou ainda o fato de a petista ter considerado “inconsistentes” as razões que levaram o conselho a pedir a saída de Lupi. “(A recomendação) convenceu a sociedade, o Congresso, a mídia. Só não convenceu a ela. Isso é um absurdo”, disse.

Desconforto

→ De acordo com a “Folha de S.Paulo”, o parecer da Comissão de Ética da Presidência da República gerou desconforto no Planalto e contrariou a presidente Dilma. O mal-estar pode culminar na reformulação na comissão a partir de junho, segundo a reportagem.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: José Cruz/ABr /Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
2 dezembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *