Consumo de bebida


Vaz de Lima destaca importância da formação de agentes para fiscalizar lei antiálcool

O deputado Vaz de Lima (SP) destacou nesta sexta-feira (18) a importância da capacitação de fiscais para monitorar a aplicação da lei antiálcool, sancionada pelo governador Geraldo Alckmin em outubro. Alckmin participou na quarta-feira (16) da formatura de 500 agentes da Vigilância Sanitária Estadual e do Procon-SP que vão vistoriar bares e restaurantes da capital paulista e do interior de São Paulo.

No último mês, os profissionais passaram por qualificação técnica da campanha “Álcool para menores é proibido”. Eles participaram de treinamento, receberam informações sobre a nova legislação, suas atribuições, aspectos jurídicos, formas de abordagem aos estabelecimentos e procedimentos para a aplicação de multas.

Play
baixe aqui

“São Paulo já tem experiência exitosa no combate ao fumo. O governador estende  a preocupação para a questão do álcool. Ele cumpre um roteiro importante, formando pessoas. Qualquer regra que não tenha gente para acompanhá-la está predestinada ao fracasso”, afirmou. “Com certeza dará muito resultado e vai servir de modelo.”

Durante um mês, os agentes percorreram 10 mil estabelecimentos em blitz educativas para orientar os proprietários e entregaram material didático sobre os objetivos da lei. Vaz de Lima considerou necessária a distribuição dos documentos, pois servem de alerta para os jovens não assumirem a direção de um veículo após o consumo de bebida.

O deputado acredita que Alckmin mostra seriedade e compromisso com o bem-estar da população. “No primeiro momento, ele explicou que já existe uma lei. A partir daí, prepara as pessoas para o processo de monitoramento. Está dentro do espírito democrático e tucano de administrar: orientar e, quando necessário, punir”, finalizou.

Mais rigor ao consumo de bebida

→ Pela nova legislação, os bares serão punidos não apenas se venderam bebidas para o público, mas também se os jovens consumirem álcool dentro dos locais. A nova lei promete mais rigor no consumo de álcool para menores de idade.

→ Médicos convidados pela Secretaria deram palestras aos fiscais sobre o panorama do álcool no mundo e sobre os riscos do consumo precoce e do abuso de bebidas. O objetivo foi tratar o tema sob o ponto de vista de saúde pública. “Até sexta-feira, a campanha é só educativa. Agora, a partir de sábado, a lei será cumprida no sentido da sua punição. São doze mil os estabelecimentos que foram visitados”, lembrou Alckmin.

→ Pesquisa do Ibope apontou que 18% dos adolescentes entre 12 e 17 anos bebem regularmente e quatro entre dez compram livremente bebidas no comércio. Segundo a sondagem, o primeiro contato acontece, em média, aos 13 anos. O Centro de Referência em Tratamento de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) detectou que 80% dos pacientes diagnosticados alcoólatras deram o primeiro gole antes dos 18 anos.

→ Até o início de 2012, serão mais de 4.000 agentes municipais para a fiscalização da nova lei antiálcool.

(Reportagem: Letícia Bogéa / Fotos: Ciete Silvério / Áudio: Francisco Maia e Hélio Ricardo)

Compartilhe:
18 novembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *