Qualidade de vida


Prevenção na saúde é prioridade para o governo do PSDB em Minas, dizem tucanos

O governo do PSDB em Minas Gerais valoriza a prevenção ao investir na saúde pública local, avaliam os deputados Eduardo Azeredo (MG) e Marcus Pestana (MG). Eles se referem à entrega de 396 veículos do Programa Saúde em Casa pelo governador Antonio Anastasia, realizada nesta semana. A iniciativa beneficiou 377 municípios.

Para a aquisição dos automóveis, foram investidos R$ 9,13 milhões com recursos do estado e da União. O projeto consiste em equipes de saúde que atuam junto às famílias mineiras na prevenção de doenças, garantindo a melhoria da qualidade de vida da população.

Play
baixe aqui

De acordo com Azeredo, a medicina preventiva é prioridade para o PSDB mineiro. Ao contrário do Planalto, que não quer aprovar a Emenda 29 e destinar mais recursos para o setor. “A prevenção é o caminho para reduzir custos e diminuir a ocorrência de doenças. Então é muito importante dar condições para o funcionamento desse programa. A saúde do cidadão deve e está em primeiro lugar nas preocupações da gestão”, disse.

Segundo Pestana, o setor é prioridade absoluta. “Precisamos de bons hospitais e acesso a medicamentos, mas a raiz de tudo é a atenção primária. É o acompanhamento dos diabéticos, dos hipertensos. O combate ao tabagismo e ao alcoolismo, a prevenção de doenças, o combate a dengue. Tudo isso é muito importante”, afirmou.

O tucano lembra que o Saúde em Casa foi implantado no ano de 2005, quando ele era secretário Estadual de Saúde. Segundo o parlamentar, foram construídas 2 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS). Minas Gerais serve de modelo e mantém o maior programa do tipo no país.

O governador Anastasia destacou que aprimorar o contato com o paciente é fundamental. “Permitir uma constante melhoria dos indicadores é uma obsessão de nosso governo, na medida em que teremos um aumento não só da longevidade, mas, ao mesmo tempo, da qualidade de vida”, comentou. Algumas das metas são reduzir o número de internações e da mortalidade materna e infantil, além de manter a cobertura de vacinas.

(Reportagem: Artur Filho/Fotos: Paula Sholl/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
3 novembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *