Novos tempos


Sérgio Guerra reafirma que PSDB está sendo reestruturado

O presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), disse nesta sexta-feira em Recife que o partido está passando por um amplo e profundo processo interno de reestruturação e renovação.

“Nós realizamos uma pesquisa quantitativa e qualitativa sobre a imagem e os rumos do partido”, lembrou o deputado. Uma das primeiras iniciativas foi a reformulação da comunicação do PSDB, que agora está investindo mais nas redes sociais, no rádio e na televisão, instrumentos de grande alcance nacional, disse Guerra.

Do ponto de vista de sua própria estrutura, a legenda também está sofrendo modificações. “Este processo já esta em curso, com mudanças na área institucional em diversos setores relacionados à mobilização, como por exemplo, o secretariado sindical, que foi criado este ano e já conta com a participação de núcleos sindicais em 14 estados e tem uma agenda bastante ativa e positiva”, declarou o Presidente. O PSDB deve criar ainda outras três secretarias nas áreas social, política e econômica.

O próximo evento será no início de dezembro, em Pernambuco, com a participação de sindicalistas de todo o Brasil. Em outras áreas do partido, como a de mobilização da juventude, haverá um congresso, também em dezembro, em Goiânia.

No próximo dia 7, no Rio de Janeiro, acontece um encontro nacional, promovido pelo Instituto Teotônio Vilella, que deve reunir algumas das principais lideranças nacionais do partido e formuladores, como Gustavo Franco e Edmar Bacha, entre outros.

Sérgio Guerra também disse que o partido está trabalhando para fazer um recadastramento nacional, independentemente do processo de escolha dos candidatos regionais. Mas lembrou que o processo vai começar nas cidades em que os respectivos diretórios regionais decidirem.

Além disso, segundo o presidente da legenda, neste momento, o partido está tratando de organizar as candidaturas para as eleições municipais, com foco nas 80 maiores cidades, em que haverá segundo turno. Estas representam 36% da população. O partido também organiza uma ofensiva nas 400 maiores cidades, sob supervisão da executiva nacional com vistas às eleições municipais.

“O partido está trabalhando de forma confiante até o ponto de ter como meta a elevação do número de prefeitos. Sairemos das eleições de 2012 com cerca de mil prefeitos eleitos”, garante o Presidente nacional da sigla. Segundo ele, o pleito do ano que vem vai ser um passo fundamental no esforço do PSDB de aumentar ainda o números de vereadores, deputados estaduais e, assim, criar condições para eleger maiores bancadas na Câmara e no Senado.

Com relação às reuniões internas, o PSDB já realizou duas reuniões da Executiva Nacional, depois das últimas eleições, uma delas com a participação dos presidentes de todos os diretórios regionais, e deve realizar outra ainda em novembro. Já foram feitas também três reuniões de Governadores e duas do Conselho Político do partido, uma delas na semana passada em São Paulo.

Sérgio Guerra também considera que as bancadas do partido, na Câmara e no Senado, estão fazendo um grande trabalho e, neste sentido, têm tido oportunidades de se manifestar, enfrentando as contradições no governo Dilma de forma adequada. Como foi o caso do Código Florestal, em que a Executiva Nacional participou direta e ativamente das negociações e do posicionamento de deputados e senadores do partido.

No que diz respeito à reforma política, que anda a passos lentos no Congresso, Sérgio Guerra disse que diversos parlamentares, como Aécio Neves, Lúcia Vânia e o próprio Aloysio Nunes, têm representado o partido nas articulações e nos debates do tema.

A Copa do Mundo e seus problemas de organização foram também objeto de notas de posicionamento, programas partidários de rádio e TV e críticas feitas pela direção Nacional do partido. “Eu mesmo cobrei publicamente do Governo Dilma o fim do loteamento político de cargos, como o Ministério do Esporte, que estaria prejudicando o andamento da Copa”, afirmou Guerra.

(Da Executiva Nacional do PSDB/Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
28 outubro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *