Crescimento agropecuário


Proposta de Nilson Leitão cria cargo de agente comunitário da terra para acompanhar produtores rurais

Por meio de projeto de lei, o deputado Nilson Leitão (MT) propõe a criação do cargo de agente comunitário da terra. O objetivo é garantir assistência técnica e extensão rural de forma direta aos pequenos produtores e agricultores familiares como parte da política agrícola nacional.

“Esse profissional desempenhará um papel relevante de interlocução junto às comunidades rurais, uma vez que o agente deverá residir nas proximidades e com isso conhecerá com mais eficácia as necessidades e os problemas locais de cada região”, destacou.

O agente terá a atribuição de prestar orientação técnica nas diversas atividades que envolvem os cultivos, promover ações de aperfeiçoamento por meio de palestras, cursos e visitas técnicas, além de estimular a participação da população nas políticas públicas voltadas para o setor.

Ele realizará ainda visitas domiciliares periódicas para acompanhamento das ações desenvolvidas pelas pequenas propriedades rurais e pelos beneficiários da reforma agrária, além de participar de iniciativas que fortaleçam o setor agrícola e outras políticas que promovam a qualidade de vida.

Nilson Leitão destaca que a agricultura é um setor que influencia de forma significativa o desenvolvimento do país. “É um dos segmentos mais complexos e dinâmicos da nossa economia”, disse. “A agricultura nacional representa uma parcela do crescimento registrado nos últimos anos”, afirma.

Leitão completa: “A proposta contribuirá para a melhoria da produtividade da maioria dos 5,2 milhões de estabelecimentos rurais existentes com a orientação dos agentes comunitários da terra”.

Safra ampliada

-> Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que a ampliação das áreas plantadas com algodão, feijão, soja e arroz, aliada a condições climáticas favoráveis, deve fazer com que o Brasil colha 159,5 milhões de toneladas na safra 2011. A área plantada com grãos foi ampliada nesta safra em 3,9%, ou 1,84 milhão de hectares, abrangendo 49,3 milhões de hectares.

-> De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o setor é responsável por 33% dos empregos, 38% das exportações e 23% do Produto Interno Bruto (PIB). Somente em 2010, a agronegócio respondeu diretamente pelo superávit da balança comercial brasileira, com saldo de US$ 63 bilhões.

(Reportagem: Laize Andrade/Foto: Ag. Brasil)

Compartilhe:
28 outubro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *