Falta controle


Jutahy afirma que PT desmoralizou organizações não governamentais

O deputado Jutahy Junior (BA) destacou que o governo petista, em nove anos à frente do Brasil, desmoralizou as organizações não governamentais (ONGs). As entidades foram criadas para complementar o trabalho do Estado, por meio de ações de solidariedade no campo das políticas públicas e pelo legítimo exercício de pressões em proveito de populações excluídas.

“Precisamos instituir mecanismos de controle não permitindo que sejam criadas ONGs de fachada exclusivamente para receber dinheiro público, com o intuito claro de desvio e corrupção”, disse o tucano em pronunciamento no plenário nesta quinta-feira (27).

A crítica ocorre um dia após o ministro Orlando Silva (Esporte) ser demitido por suspeita de irregularidades em convênios firmados com ONGs por meio do programa Segundo Tempo, comandado pela pasta. De acordo com a revista “Veja”, o prejuízo causado aos cofres públicos pode chegar a R$ 40 milhões.

Jutahy recorda o importante papel do terceiro setor. “É fundamental e tem serviços relevantes prestados ao nosso país: organizações sérias, não governamentais, prestam trabalhos essenciais à comunidade em diversas das nossas áreas”, avaliou.

Na Bahia, segundo ele, existem entidades que desempenham atividades sérias, como as Santas Casas, ONGs religiosas – citam-se a Mansão do Caminho e organizações Irmã Dulce – e outras do setor evangélico no combate a drogas. “Precisamos é prestigiar a seriedade e combater a corrupção”.

(Da redação / Foto: Gustavo Lima)

Compartilhe:
27 outubro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *