Agenda ambiental


Ricardo Tripoli mostra preocupação com sustentabilidade da Copa de 2014

Após participar do Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente, o deputado Ricardo Tripoli (SP) reforçou a necessidade de discutir a sustentabilidade, principalmente porque o país se prepara para sediar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A reunião aconteceu no auditório Nereu Ramos, na Câmara, entre 25 e 26 de outubro.

O tucano destacou a importância de o Brasil realizar o mundial sobre o assunto, mas afirmou que há muito para resolver. Tripoli destaca os entraves relacionados às estradas, portos, aeroportos e hotelaria. “A viabilidade da competição esportiva preocupa por causa da falta de infraestrutura para atender a demanda”, apontou.

Play
baixe aqui

Ao ser questionado sobre a proposta para a Rio +20 – Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Desenvolvimento Sustentável –, o deputado ressaltou que o encontro é um acompanhamento daquilo feito nos últimos 20 anos. “É uma projeção para o futuro, uma prestação de contas às nações que virão participar desse evento”, explicou.

Em relação à construção de agenda ambiental, assunto abordado na Câmara, o tucano alertou que existe uma adaptação do novo modelo de desenvolvimento. A população terá de se adequar ao mecanismo por conta das mudanças climáticas, da desertificação do solo, da água. Ou seja, por uma série de fatores para a sobrevida do homem.

Foram debatidas diretrizes que podem nortear a conferência – marcada para junho de 2012. Tiveram presentes o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, coordenador do Ministério das Relações Exteriores para a Rio +20, o coordenador-residente do Sistema ONU no país, Jorge Chedie, e o diretor-técnico do Dieese, Clemente Ganz, entre outros.

A reunião foi promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em parceria com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

(Reportagem: Letícia Bogéa com assessoria do deputado/ Foto: Felipe Cabral /Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
26 outubro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *