Verba desviada para corrupção


Duarte Nogueira condena alta carga tributária e baixo investimento em saúde

Em discurso no plenário, o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), afirmou que a corrupção retira dinheiro da área social, em especial da saúde, enquanto o brasileiro arca com uma das mais elevadas cargas tributárias do mundo. “Para onde está indo a verba que o cidadão paga em impostos? Está sendo tomada de assalto pelo governo”, condenou nesta terça-feira (20). “Faltariam menos recursos se a corrupção não tivesse atingido o nível atual.”

O tucano destacou a greve nacional iniciada hoje pelos médicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os profissionais reivindicam mais recursos para o setor, reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Segundo Nogueira, a pauta é justa.

Play
baixe aqui

“O atendimento no segmento é a principal queixa do povo, segundo pesquisa CNI/Ibope. Infelizmente, as pessoas ainda morrem nas filas esperando uma consulta ou um leito para internação”, lamentou. Para o líder, o governo atua como se o atendimento na rede pública fosse um favor, quando, na verdade, “deveria ser a contrapartida pelos impostos pagos”.

Para Nogueira, sempre haverá a necessidade de mais recursos, mas o problema seria menor se o Executivo priorizasse a saúde ao invés de aumentar os próprios gastos. Conforme lembrou o deputado, a presidente Dilma só reconheceu o entrave de gestão na área semanas atrás.

“Os profissionais sabem que o governo está empurrando com a barriga. Além disso, há muitos anos não tem reajuste da tabela do SUS. Esse é um dos fatores que leva muitos hospitais filantrópicos e Santas Casas a saírem do sistema e deixarem as pessoas sem atendimento, porque não têm a menor condição de fazê-lo”, destacou.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Beto Oliveira / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
25 outubro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *