Garantia de cidadania


Projeto de Andreia Zito assegura atendimento bancário a idosos mesmo em caso de greve

Projeto de lei da deputada Andreia Zito (RJ) determina a obrigatoriedade do atendimento bancário a idosos, ainda que em período de greve. A proposta acrescenta um dispositivo à Lei de Greve (nº 7.783/89). A ideia é cumprir o artigo 3º do Estatuto do Idoso, que assegura ao público o acesso prioritário e imediato aos serviços prestados por órgãos públicos e privados à população, assim como prioriza o recebimento da restituição do Imposto de Renda Retido na Fonte.

“Com a recente greve dos bancários, concomitante à dos Correios, o grupo foi o mais prejudicado, já que o acesso aos serviços bancários ficou praticamente restrito aos caixas eletrônicos e à internet”, disse.

Zito lembra que muitos ficam impossibilitados de operar o sistema por meio de computadores ou terminais eletrônicos devido à limitação física e técnica. “A maioria tem o hábito e o costume de receber a sua aposentadoria nos caixas dos bancos. Como a atual paralisação teve adesão muito grande, boa parcela das agências bancárias não funcionou”, destaca.

A tucana acrescenta que “os recursos sacados visam à própria manutenção do idoso, seja para alimentação ou aquisição de medicamentos”, reforça.

(Reportagem: Laize Andrade / Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
24 outubro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *