Mais inclusão social


Instalação de centros de capacitação para Apaes reforça compromisso do governo de Minas com deficientes

Ao contrário da administração federal, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, prioriza os portadores de necessidades especiais, avalia o deputado Eduardo Barbosa (MG). Em defesa do público, Anastasia autorizou a implantação de 148 Centros Tecnológicos de Capacitação e de um Centro de Tecnologias Assistivas da Rede das Associações de Pais e Amigos Excepcionais (Apaes).

Barbosa destaca que os programas, pioneiros no Brasil, promoverão grande revolução na vida das pessoas. “É uma forma de visualizar grupos moderáveis na sociedade e fazer com que políticas públicas atinjam a população. Dessa forma, podem alcançar um status de igualdade de condições de oportunidade”, disse o tucano, que preside a Federação Nacional das Apaes.

Play
baixe aqui

O centro tecnológico facilitará o acesso das entidades à internet e às mídias sociais, criando rede de integração. Cada unidade terá cinco computadores adaptados. Cerca de dez mil pessoas serão atendidas por dia. O programa é parceria da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com a Federação Nacional das Apaes e a Federação das Apaes de MG.

Além disso, será implantado no município de Pará de Minas, o Centro de Tecnologias Assistivas, composto por uma incubadora e por Núcleo de Qualificação Profissional. Um espaço físico será destinado ao apoio e orientação para o desenvolvimento de empresas focadas no desenvolvimento de produtos e serviços.

A célula visa capacitar professores, pais, amigos e pessoas que cuidam e convivem com deficientes. Estima-se o treinamento de dez mil profissionais. O núcleo atenderá 415 unidades que atualmente atendem 40 mil pessoas. O projeto originou de emenda orçamentária da bancada mineira em 2007 no valor de R$ 2,5 milhões. Mas a implantação só foi possível porque o governo estadual dobrou o recurso para R$ 5,4 milhões.

Na opinião do tucano, haverá um salto no cotidiano desses cidadãos por meio da inovação. “Precisamos fazer com que o projeto dê resultados de mudança na vida dos deficientes. É um projeto que vai depender do empenho das Apaes para que ele possa ser bem realizado e concretizado.”

(Reportagem: Laize Andrade / Foto: Osvaldo Afonso/Secom MG / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
21 outubro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *