Sociedade indignada


Tucanos destacam importância da mobilização da sociedade contra corrupção

Protestos contra a corrupção marcaram o feriado de Nossa Senhora Aparecida (12) em várias cidades do país. Além de Brasília, onde houve a maior manifestação, 24 cidades participaram do movimento pelo fim de escândalos no governo Dilma. Os deputados César Colnago (ES) e Raimundo Gomes de Matos (CE) destacaram a importância da mobilização diante do atual cenário político.

“A sociedade está indignada. O PSDB luta pela ética, moralidade e eficiência da administração pública para tratar os problemas do povo. Mas acredito que a participação da população nas ruas é fundamental para revigorar o sentimento do interesse maior, que é o combate às irregularidades”, ressaltou Colnago.

Play
baixe aqui

Assim como ocorreu no 7 de Setembro, a maior marcha ocorreu na capital federal, com cerca de 20 mil pessoas. Outras 2 mil desfilaram na Avenida Paulista, em São Paulo, e 1,5 mil na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Também houve protestos em Porto Alegre, Florianópolis, Belo Horizonte, Goiânia, Recife, Manaus, Fortaleza e Curitiba.

Os principais temas abordados foram o voto aberto no Congresso, a manutenção da Lei da Ficha Limpa e a defesa do poder do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para investigar e punir juízes. Segundo os tucanos, os temas estão em sintonia com o partido.

“O PSDB ajudou a resgatar o movimento da frente parlamentar pelo fim do voto secreto. É preciso validar a Lei da Ficha Limpa, pois pessoas incorretas não têm condições de participar dos pleitos eleitorais. O CNJ também foi um avanço”, afirmou Colnago.

Gomes de Matos acrescentou que o Supremo Tribunal Federal precisa mostrar compromisso com o país fazendo valer a norma que estabelece mais regras para as eleições. “O povo tem que cobrar do STF uma decisão para saber quem pode ou não sair candidato. É preciso dar um basta”, avisou. Na opinião do  deputado, o governo do PT quer aumentar a carga tributária para assim, aumentar a gastança e, automaticamente, a roubalheira.

Durante cerimônia na Câmara em comemoração ao primeiro ano da Lei da Ficha Limpa, em 29 de setembro, o líder tucano, deputado Duarte Nogueira (SP), ressaltou que a regra mobilizou todo o país. “Foi fruto da manifestação de mais de 1 milhão de cidadãos que fizeram chegar ao Congresso a vontade de que houvesse uma restrição aos candidatos que não tivessem uma vida condizente com a questão de representar a população”, disse.

Redes sociais

Protestos foram convocados em ao menos 25 cidades, principalmente articuladas nas redes sociais e blogs. Organizadores já planejam uma ONG para nacionalizar o movimento.

Ainda neste mês, o STF deve julgar ação proposta pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) que busca limitar o raio de investigação do CNJ. Ainda neste ano, o tribunal julga a validade da Ficha Limpa. Já a discussão sobre o fim do voto secreto foi retomado no Congresso após a absolvição da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF).

Segundo o ITV, entidades como CUT e UNE mantiveram distância das marchas.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos:  Ag. Câmara /Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
13 outubro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *