Bola de neve


Governo do PT tenta vender a imagem de um Brasil inexistente no mundo real

Ao manipular os números, o governo petista tenta passar a imagem de um Brasil perfeito, diferente da realidade do brasileiro, avalia o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP). Na prática, segundo ele, o cenário é nebuloso, com inflação elevada, redução de investimentos, descontrole das contas públicas e falta incentivo à indústria.

Em contrapartida, as aplicações na fragilizada infraestrutura ainda são inexistentes, de acordo com o tucano. “O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) escancarou a incapacidade gerencial da presidente Dilma”, disse, em discurso no plenário.

Até o início de outubro, a execução da ação não passava de 9,6% do total previsto para o ano. “Estamos em outubro, faltando menos de três meses para o final de 2011, e menos de 10% do previsto para obras estruturantes foram efetivamente pagos.”

Play
baixe aqui

“É uma bola de neve. A mais importante ação para a transferência de renda e redução da pobreza é a estabilidade da economia, que preserva os salários dos mais pobres e permite a geração de novos empregos”, destacou. “A gestão federal deixa a conta para o cidadão, que não pode nem mesmo fazer sua poupança para garantir tranquilidade diante de qualquer crise ou imprevisto.”

Nogueira recorda levantamento da Associação Comercial de São Paulo. Segundo o estudo, 18% dos cidadãos devedores responderam que o descontrole dos gastos foi o motivo para não conseguirem pagar suas contas. Em 2010, o percentual era de 11%. O desemprego foi outra causa para o endividamento: 51% dos entrevistados apontaram o fator como responsável pela inadimplência.

O tucano acredita que o socorro poderia vir das empresas privadas, mas a sanha da União em arrecadar mais recurso reduz a competitividade do país e coloca em risco a indústria. “Com sua fome por impostos, o governo suga do cidadão e dos empreendedores”, afirma. “Tal perda do fôlego é mais clara em setores estratégicos, potenciais geradores de emprego, especialmente na construção civil e na indústria de transformação.”

(Reportagem: Gabriel Garcia / Foto: Beto Oliveira / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
10 outubro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *