Explicações necessárias


Mantega e Fernando Pimentel darão esclarecimentos sobre aumento do IPI para veículos importados

Com apoio do PSDB, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou requerimento do deputado Mendonça Filho (DEM-PE) que convida os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) para prestar esclarecimentos sobre o aumento na alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados para carros importados.

Sob a alegação de proteger a indústria automotiva nacional, a presidente Dilma aumentou em 30 pontos percentuais o IPI sobre os veículos produzidos no exterior até dezembro de 2012. Vice-líder do partido, Vanderlei Macris (SP) subscreveu os requerimentos do parlamentar do DEM.

Play
baixe aqui

O debate, que ainda não tem data marcada, deve ser realizado em conjunto com a Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (CDEIC), que semana passada havia aprovado requerimento do PSDB de convite ao ministro Mantega para discutir as medidas de contenção da desindustrialização da economia brasileira e de enfrentamento da crise que afeta as potências mundiais.

“A questão do aumento do IPI é apenas um dado num contexto de crise econômica internacional diante da qual o ministro da Fazenda deve ter responsabilidade perante o país e o Congresso Nacional de estar presente para falar sobre o assunto”, destacou Macris. De acordo com o vice-líder tucano, a economia brasileira encontra-se em situação muito delicada. “Temos um processo de mudança muito forte em nossa economia e queremos saber detalhadamente os movimentos que o Planalto está fazendo para superar essas dificuldades econômicas internacionais”, reiterou Macris.

Na interpretação do parlamentar do PSDB, o governo aumentou o valor do imposto e não deu alternativas aos brasileiros para que possam adquirir veículos com melhores preços. “Estamos refém desta política. O Ministério da Fazenda tem um grupo de trabalho que se reúne semanalmente com setor automobilístico brasileiro. Quem eles querem proteger, o Brasil ou as empresas de automóveis aqui instaladas?”, questionou.

(Da redação com informações da assessoria do deputado/ Foto: Paula Sholl/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
5 outubro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *