Atitude despropositada


Ato de apoio à reforma política formatada por petista não tem respaldo em comissão, diz Pestana

O deputado Marcus Pestana (MG) criticou o ato público em apoio ao relatório do deputado Henrique Fontana (PT-RS) sobre a reforma política realizado hoje (4) no Auditório Nereu Ramos, na Câmara. Segundo o tucano, o evento teve o objetivo de fortalecer o ponto de vista do relator, que não representa a opinião majoritária dos integrantes da comissão especial que analisa o tema na Casa.

Na avaliação do parlamentar, a reforma deve ser fruto de amplo diálogo e consenso. “O colegiado não se reúne há quatro semanas. Para meu espanto recebemos um convite em nome da mesma para uma manifestação que ficamos sabendo pela imprensa para fortalecer o relatório de Fontana. A atitude é despropositada e absurda”, reprovou.

Play
baixe aqui

Para Pestana, os partidos que apoiam o relatório poderiam ter convocado essa reunião, mas sem usar o nome do grupo. “A comissão sequer negociou, discutiu e votou a proposta. Isso é uma tentativa de criar um fato consumado e estabelecer uma dinâmica de rolo compressor. Isso não permitiremos”, destacou.  “A reforma política não é uma agenda de governo, mas de Estado. O que está em jogo é a democracia no Brasil”, concluiu. O texto de Henrique Fontana deve ser votado amanhã (5).

Apoio de entidades

→ O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os governadores Tarso Genro (RS), Eduardo Campos (PE) e Sérgio Cabral (RJ) foram convidados para o evento, mas não compareceram.

→ Diversas entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a União Nacional dos Estudantes (UNE), centrais sindicais e partidos políticos participaram do evento.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Beto Oliveira/Ag. Câmara/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
4 outubro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *