Benefício para idosos


Reinaldo Azambuja quer adicional para aposentados com mais de 70 anos

O deputado Reinaldo Azambuja (MS) criou um projeto de lei que garante adicional de senilidade aos aposentados que recebem menos de quatro salários mínimos de benefício mensalmente. Consciente de que o Brasil abandona a infância e despreza a velhice, o tucano acredita que é preciso mudar principalmente as leis que amparam o idoso.

O adicional, concedido aos aposentados com mais de 70 anos, será calculado em 5% sobre os recebimentos e, cumulativamente de cinco em cinco anos a partir dessa idade. Conforme prevê a proposta, o beneficiário deverá fazer prova de vida, nos termos usuais da Previdência Social, a cada cinco anos.

Buscando convencer os colegas da importância de aprovarem as alterações, Azambuja observou que a velhice traz consequências variadas, como doenças decorrentes de alimentaçao incorreta, predisposição genética e falta de cuidados médicos. Além disso, muitos idosos foram submetidos a jornadas intensas de trabalho ao longo da vida.

“Na realidade a maioria dos idosos, à medida que o tempo passa, ao invés de poder se dar ao direito do merecido descanso são forçados a continuar trabalhando ora por ainda serem arrimo de família, ora por conta dos gastos com medicamentos, ou as duas coisas”, comentou.

Azambuja observa que sustentar uma vida digna na velhice no Brasil é tarefa quase impossível considerando ainda que muitos deles vivem sozinhos e acabam precisando contratar pessoas para acompanhá-los na execução de tarefas do dia a dia ou cuidados com a saúde. “Uma pessoa para acompanhar um idoso não ganha menos que um salário. Como um aposentado que mora sozinho vai custear despesas da casa, compra de medicamentos, e de acompanhante só contando com a aposentadoria?” questiona.

“Sabemos que essa medida não resolve o problema, mas ameniza e abre portas para que outros ajustes sejam feitos de forma a buscar ampliar o direito daqueles que tanto já fizeram pelo nosso país e merecem, como todos nós um dia o faremos, descansar quando a velhice nos alcançar”.

(Da assessoria do deputado/Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
3 outubro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *