Representatividade


Sugestões de Kaefer para o anteprojeto da reforma política são inseridas na proposta

A nova versão do anteprojeto de reforma política do relator da Comissão Especial, deputado Henrique Fontana (PT-RS), tem agora duas sugestões do vice-líder tucano Alfredo Kaefer (PR): realização de segundo turno para prefeito e vice-prefeito em municípios com mais de 100 mil eleitores e extinção de suplente indicado de senador e substituição do titular por deputado federal mais votado do mesmo partido na mesma circunscrição.

O parlamentar paranaense ficou contente com o acolhimento de suas sugestões  que visam dar maior representatividade aos cargos de prefeitos e vice-prefeitos em municípios com mais de 100 mil eleitores e aos sucessores de senadores titulares. Os suplentes podem ser escolhidos pelo deputado ou indicados pelo partido.

O deputado comentou que há uma perda de credibilidade e de governabilidade quando o prefeito e seu vice-prefeito são eleitos com apenas 25% ou 30% de votos dos eleitores. Com isso, eles podem adotar políticas e tomar decisões contrárias aos interesses da maioria do eleitorado.

Em relação aos suplentes indicados de candidatos a senadores, Kaefer explicou que, geralmente as escolhas recaem sobre “membros da família do titular ou financiadores de sua campanha. Essa prática agride bastante o princípio representativo, já que, na vacância do cargo, o suplente assume sem ter recebido um voto sequer”.

(Da assessoria do deputado/Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
30 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *