Por um Brasil mais justo


Deputados afirmam que governadores tucanos priorizam necessidades da população

Após o terceiro encontro entre os governadores do PSDB, realizado em Goiânia, deputados do partido afirmaram que os administradores tucanos têm priorizado a população ao focarem nas reais necessidades do brasileiro. Na reunião, foi divulgado documento denominado “Carta de Goiânia”, com propostas de interesse da sociedade. Os gestores acreditam que as medidas são importantes para o amadurecimento da democracia e para geração de oportunidades.

Destacam-se a defesa da restauração do pacto federativo; reiteração dos princípios da democracia social; foco na melhoria das ações de saúde; repasse dos valores de compensação da Lei Kandir; repactuação do endividamento dos estados com a União; cobrança por complementação financeira aos estados para o efetivo cumprimento do piso salarial dos servidores de carreira e simplificação e redução da carga tributária.

Para o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), os políticos da legenda agem com responsabilidade e espírito público. “Os governadores não utilizam os seus mandatos para promover a luta política. A reunião é um gesto sublime e importante que ajuda o país sem sombra de dúvida”, destacou. O partido comanda oito estados do Brasil, onde estão concentrados 56% da população.

Play
baixe aqui

O deputado Rodrigo de Castro (MG), secretário-geral do partido, afirma que o governo federal precisa abrir os cofres e liberar mais recursos para as unidades federativas, sufocadas por falta de dinheiro. “Há uma concentração grande de recursos nas mãos do governo federal em prejuízo aos estados em áreas como saúde. Isto está se tornando cada vez mais evidente”, diz. “Se as medidas forem adotadas, teremos uma melhoria no quadro da federação do Brasil.”

Na reunião, foram apresentados detalhes da pesquisa nacional elaborada pelo sociólogo Antônio Lavareda. O levantamento mostra aspectos de atuação da sigla e aponta perspectivas e diretrizes para o futuro. Estiveram em discussão ainda a organização e a renovação para as próximas eleições municipais, em 2012. “O PSDB pode vencer em 1.000 cidades, invertendo a sequência dos últimos pleitos”, avaliou o presidente nacional, deputado Sérgio Guerra (PE).

Compareceram ao encontro, os governadores de Marconi Perillo (GO), Geraldo Alckmin (SP), Antonio Anastasia (MG), Teotônio Vilela Filho (AL), Siqueira Campos (TO), Beto Richa (PR), Anchieta Júnior (RR). Simão Jatene (PA) não pôde comparecer. Confira aqui a íntegra da “Carta de Goiânia”.

(Reportagem: Artur Filho / Foto: Cadu Gomes e divulgação/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
30 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *