Combate à crise


Tucanos apoiam ações adotadas por Anastasia para proteger finanças de Minas Gerais

Os deputados Domingos Sávio (MG) e Eduardo Azeredo (MG) consideraram positivas as medidas anunciadas pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, para conter os efeitos da crise econômica. No programa “Palavra do Governador” desta semana, Anastasia falou sobre as propostas enviadas para apreciação da Assembleia Legislativa. Os parlamentares mineiros ressaltaram a importância das ações como forma de proteger as finanças locais.

Entre as iniciativas, está a criação de um Fundo de Erradicação da Miséria para financiar projetos sociais de grande repercussão na capital e no interior, como o Porta a Porta e o Programa Travessia. Outra ideia é o aumento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para mercadorias como cigarro e bebidas e, em contrapartida, a redução da alíquota para produtos populares, como feijão, materiais de construção e álcool combustível.

Play
baixe aqui

Na opinião de Domingos Sávio, a administração mineira atua com planejamento e execução, ao contrário do que ocorre na esfera federal. “Diante de uma crise internacional que começa a se agravar, um governo sério toma medidas sérias. E é assim que Anastasia está agindo. Enviou proposições não só adequando as condições orçamentárias, mas também  tomando atitudes como a de criar um fundo que garanta recursos para combate à miséria”, ressaltou.

Em relação ao imposto sobre o cigarro, o tucano acredita que ele concilia dois aspectos: a necessidade de manter a arrecadação e fazer justiça fiscal. Para ele, é preciso aumentar as taxas do produto como forma de estimular o cidadão a largar o vício. “Com isso, além do cidadão ter mais saúde, o estado lucrará muito mais, já que o custo para tratar os fumantes é altíssimo”, concluiu.

Azeredo, por sua vez, afirma que as ações mostram a preocupação do governador com a crise. “São medidas locais que buscam enfrentar a crise internacional. Minas tem grandes desigualdades regionais que justificam essa ação”, apontou.

“Temos uma economia muito globalizada por causa das nossas importações. Com qualquer crise o estado sofre muito. Então, temos de tomar medidas de cautela. Vamos evitar que a crise traga problemas”, completou Anastasia.

Minerais

→ Está prevista também a criação de uma Taxa de Fiscalização de Recursos Minerais (TFRM), que incidirá apenas sobre os minerais metálicos não processados e não industrializados em Minas Gerais.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Paula Sholl/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
30 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *