Troca de experiência


Parlamento Jovem abre canal de diálogo entre sociedade e o Congresso

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) abre um canal de diálogo entre a sociedade e os representantes do povo por meio dos estudantes, avaliam membros do PSDB que participam da oitava edição do encontro. A iniciativa da Câmara, que acontece entre 26 e 30 de setembro, permite a alunos entre 16 e 22 anos de escolas públicas e particulares acompanharem o processo democrático, mediante acompanhamento da atividade parlamentar.

No período de duração do trabalho, os representantes têm a oportunidade de experimentar o dia a dia dos congressistas no desempenho de suas funções. O trâmite dos projetos apresentados pelos jovens ocorre, na medida do possível, conforme as normas regimentais vigentes da Câmara. No total, 77 alunos participam do programa.

Play
baixe aqui

Para o estudante Marcos Saraiva, o programa é indispensável. “É uma ponte entre juventude e principalmente pessoas que não têm ligação com a política. É uma troca que vai haver entre parlamento/sociedade por meio de estudantes”, afirmou. Saraiva destaca ainda que a ação é importante para a formação de novas lideranças.

O participante Fabrício Marques acredita que o PJB proporciona o conhecimento do que é feito pelos representantes da população. “É uma oportunidade boa porque entendemos o trabalho dos deputados. Vamos aprender a fazer as leis dentro dos parâmetros constitucionalistas e orçamentários”, destaca. Na opinião de André Luís Moisés, com o programa, o participante tem outra percepção em relação à política.

Na abertura da atividade, o primeiro-secretário da Câmara, Eduardo Gomes (TO), destacou a forma como o público pode contribuir para o debate. “A presença e a participação da juventude contribuem para que possamos conhecer de perto o pensamento e a realidade desse importante e expressivo segmento da sociedade.”

Participação

Os deputados jovens são pré-selecionados pelas Secretarias de Educação dos estados, por meio da apresentação de um projeto de lei sobre temas nas áreas de agricultura, meio ambiente, saúde, segurança pública, economia, emprego, defesa do consumidor, educação, cultura, esporte e turismo. O estudante deve ter entre 16 a 22 anos e estar matriculado e frequentando regularmente o 2º ou 3º ano do ensino médio.

O Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) encaminhará os projetos à Câmara, onde uma comissão formada por servidores da área legislativa irá escolher as propostas participantes. O número de representantes por estado e pelo Distrito Federal é proporcional à quantidade de deputados federais.

(Reportagem: Laize Andrade / Foto: Leonardo Prado / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
29 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *