Mais segurança


Jutahy avalia que situação precária da BR-101 destrói famílias brasileiras

A necessidade de melhoria das rodovias federais é proporcional à dificuldade do governo em aportar novos recursos. O deputado Jutahy Junior (BA) destaca, em especial, a situação da BR-101, a maior em extensão do país. As precárias condições da estrada têm destruído milhares de famílias. Para o tucano, o aperfeiçoamento da malha aumentará a segurança da população e trará avanços para o desenvolvimento econômico de diversos estados.

“Não podemos aceitar que uma estrada destrua tantos sonhos brasileiros”, criticou em discurso no plenário. Jutahy destacou publicação do edital para o processo de licitação da concessão de trecho situado entre o extremo sul da Bahia e a divisa do Rio e do Espírito Santo. “É importante avanço. Mas apenas 20 km estão localizados na Bahia.” No total, serão 475,9 mil metros concedidos.

Play
baixe aqui

A BR-101 vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Ela tem mais de 4,5 mil quilômetros. Na Bahia, tem 960 quilômetros. A estrada não é campeã apenas em tamanho, mas também em problemas. “É uma das líderes em acidentes fatais”, afirma. Alguns trechos são batizados de Rodovia da Morte.

Ele acrescenta que as vias estão saturadas e o pavimento não tem condições de receber a carga imposta. A consequência é sentida por diversos setores da economia. O local é importante para o escoamento da produção na Bahia.

“A melhoria traria não só mais segurança para a população e para os trabalhadores que se deslocam pela BR-101 para chegar ao seu local de serviço como também contribuiria para a redução dos custos logísticos e traria maior competitividade da indústria regional nos mercados mundiais”, afirma o deputado.

Na visão dele, a via oferece risco para quem trafega por ela e para a população do entorno. Ele explica que as aglomerações urbanas nas margens provocam constantes mortes e atropelamentos, pois faltam passarelas para passagem dos pedestres. Além disso, a pista é mal sinalizada, não tem pista de ultrapassagem, lombadas ou semáforos.

(Da redação / Foto: Gustavo Lima / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
29 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *