Rolo compressor


Francischini lamenta que investigação contra Costa Neto tenha acabado em pizza

O rolo compressor da base aliada entrou em cena no Conselho de Ética e Decoro da Câmara para rejeitar o relatório do deputado Fernando Francischini (PR) que pedia a abertura de processo contra Valdemar Costa Neto (PR-SP) por suposta quebra de decoro. A solicitação de investigação das denúncias de envolvimento no esquema de superfaturamento de obras e de cobrança de propina no Ministério dos Transportes havia sido protocolada pelo Psol e PPS.

Francischini classificou a absolvição por 16 votos a 2 de vergonhosa. “Acabamos de fazer uma pizza gigante aqui dentro da Câmara. Perde a sociedade. Infelizmente, a imagem do Parlamento sai novamente desgastada. As 600 vassouras que estavam lá fora tinham que ser cravadas aqui dentro”, afirmou, em referência à manifestação realizada nesta quarta-feira (28), quando 594 vassouras foram colocadas em frente ao Congresso. O objetivo é mobilizar deputados e senadores em torno de uma faxina contra a corrupção, segundo os organizadores do protesto.

Play
baixe aqui

Para o tucano, a situação é complicada para a oposição enfrentar os desmandos, pois a maioria governista defende interesses pessoais. “A gente não tem a mínima condição de combater a corrupção dentro do Congresso, onde há o corporativismo. Temos as questões partidárias, que influenciam diretamente as votações.”

O relator destacou ainda que, se os indícios de corrupção não existissem, a presidente Dilma não teria demitido o ministro dos Transportes e mais de 20 servidores. “Em tese, os fatos apontados podem ser enquadrados em abuso de prerrogativas e significar quebra de decoro. Há suspeitas da prática de atos indecorosos”, acrescentou.

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), avalia que as denúncias contra Costa Neto são fortes e gravíssimas e, portanto, merecem ser investigadas. PPS e Psol devem entrar com recurso no plenário.

(Reportagem: Artur Filho / Foto: José Cruz-Agência Brasil / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
28 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *