Epidemia no governo


Tucanos cobram moralidade na política e votação de propostas contra a corrupção

A Frente Parlamentar de Combate à Corrupção realizou uma manifestação nesta quarta-feira (28) no Salão Verde da Câmara com a distribuição de panfletos que contém uma lista de propostas para enfrentar o problema. Mais de 140 proposições tramitam no Congresso e várias delas aguardam deliberação há anos. O objetivo do movimento é dar celeridade a esses projetos, que contribuirão para aperfeiçoar o sistema de controle e uso dos recursos públicos e do combate a irregularidades, de acordo com Vanderlei Macris (SP) e Vaz de Lima (SP).

“Esse é um drama sério, tem sido praticamente uma epidemia. O governo está absolutamente envolvido e comprometido com algumas ações de corrupção, ministros estão caindo por isso. É preciso que se tome uma atitude”, declarou Macris.

Play
baixe aqui

Vaz de Lima pediu união para moralizar a política. “A grande bandeira da frente parlamentar é dar um arcabouço jurídico à sociedade para resolver o problema”, afirmou.

Incentivo à faxina

A corrupção também foi alvo de protesto do lado de fora do Congresso, onde 594 vassouras nas cores verde e amarelo foram fincadas no gramado. A manifestação, na opinião dos tucanos, deveria ser feita também em frente aos ministérios e ao Palácio do Planalto.

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), considera que o foco dos desvios está na Esplanada e no Planalto. O deputado afirmou que os manifestantes deveriam acrescentar 41 utensílios de limpeza para representar a presidente Dilma e as 40 pastas.

“Nenhum deputado ou senador nomeia ministros, presidentes de estatais e diretores de empresas públicas. Se há alguma coisa a ser faxinada é o próprio Executivo. Então vamos contribuir para a limpeza e receber as 41 vassouras da presidente e dos ministérios, que são os grandes protagonistas dos escândalos que o país vem assistindo nos últimos dias”, declarou da tribuna.

Segundo Vaz de Lima, a sociedade associa as irregularidades ao Parlamento, mas elas estão presentes em todos os lugares. “A população deveria se manifestar também lá na frente do Planalto para cobrar o compromisso de todos com a ética na política”, argumentou.

“A presidente fala de faxina, mas ela deve ser feita dentro da casa dela”, avaliou Macris.

Mobilização

→ A Frente Parlamentar de Combate à Corrupção foi instalada em 5 de abril e conta com a adesão de 205 deputados e 11 senadores.

→ Segundo os organizadores da manifestação que fincou as 594 vassouras em frente ao Congresso, o objetivo da ação é mobilizar deputados e senadores em torno de uma faxina contra a corrupção.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Assessoria do deputado Vanderlei Macris/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
28 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *