Entorpecentes


Em reunião com deputado boliviano, Leréia discute problema do narcotráfico

Em encontro com o deputado boliviano Adrián Olivar, um dos líderes da oposição ao governo de Evo Morales, o deputado Carlos Alberto Leréia (GO), destacou que um dos grandes problemas enfrentados pelo Brasil é o narcotráfico. Boa parte das drogas é proveniente do país vizinho.

“Essa questão da venda de substâncias ilícitas deve ser debatida à risca com as autoridades das nações fronteiriças, uma vez que esse mal devasta toda uma sociedade e aflige a região”, defendeu o tucano.

Na reunião, o oposicionista descreveu a situação política da Bolívia e destacou a preocupação com o crescimento da produção local de entorpecentes e a violação dos direitos humanos.

Outro problema foi a recente agressão contra indígenas amazônicos no país. O ministro do Governo da Bolívia, Sacha Llorenti, renunciou ao cargo nessa terça-feira (27) após críticas de Morales à violenta repressão policial. No dia 25, a ministra da Defesa, Cecilia Chacón, também deixou o posto.

Reportagem da “Folha de S.Paulo” mostrou que, durante 40 dias, indígenas fizeram uma marcha em protesto contra a construção da rodovia que cruza uma reserva natural de 1,2 milhão de hectares em áreas amazônicas. O argumento era que a obra levaria à ruína a reserva ecológica, possibilitando a invasão de produtores de coca, planta base para fabricar cocaína. A estrada tem 306 km e está sendo financiada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), com custo de US$ 415 milhões.

Segundo a matéria, agentes de polícia atacaram com gases e cassetetes cerca de 1,5 mil manifestantes que estavam em um acampamento nos arredores de Yucumo, a mais de 300 km da cidade de La Paz.

(Reportagem: Laize Andrade com assessoria do deputado/Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
28 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *