Aprendizado político


Parlamento Jovem garante experiência da atividade legislativa a estudantes

Deputados do PSDB participaram nesta terça-feira (27) de sessão do Parlamento Jovem Brasileiro, projeto da Câmara que propicia a estudantes de escolas públicas e particulares de todo o país vivenciar o trabalho legislativo. Já na 8ª edição, o programa será realizado até sexta-feira (30). Eles participarão de reuniões simuladas e votarão matérias de sua autoria.

O deputado Luiz Fernando Machado (SP) presidiu a sessão e destacou a importância do encontro para o futuro da nação. “Será uma grande semana de aprendizado aos jovens que vêm exercer a atividade parlamentar”, disse. “É a oportunidade de ter contato com a vivência do Parlamento. É extremamente válida porque revigora os sonhos daqueles que entendem que há de se fazer política com responsabilidade e também com a participação da juventude”, completou.

Play
baixe aqui

O tucano acredita que algumas propostas trazidas pelos estudantes podem virar lei. “Os participantes de uma forma geral estão preocupados com a questão educacional e ambiental. São matérias com pertinência para debate na Câmara, Senado e nas comissões. Acredito que alguns projetos poderão ser aproveitados”, ressaltou.

O primeiro secretário da Câmara, Eduardo Gomes (TO), espera que os adolescentes tenham uma experiência proveitosa e aprendam sobre o trabalho do Legislativo. “A presença da juventude no processo de apresentação, discussão e votação de proposições contribui para que possamos conhecer de perto o pensamento e a realidade desse importante e expressivo segmento da sociedade”, disse.

Para o deputado Alberto Mourão (SP), conhecer o dia a dia do parlamentar será útil para os visitantes. “A grande responsabilidade dos novos homens públicos é manter o mundo crescendo, mais igualitário e com a sua preservação”, defendeu.

Carlos Brandão (MA) lembrou que, no passado, esteve no lugar desses jovens representando seu estado. “Desde que participamos como parlamentar jovem, iniciamos o trabalho na vida pública, persistindo e enfrentando dificuldades. Que eles encontrem o caminho certo de lutar pelas pessoas mais carentes e que possam no futuro colaborar com o Brasil”, completou.

Dia a dia do parlamentar

→ Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia a dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Luiz Cruvinel/Ag. Câmara/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
27 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *