Vexame mundial


Deputados avaliam que má gestão petista ameaça realização da Copa no Brasil

Com a Lei Geral da Copa de 2014 em desacordo com determinações da Fifa, o Brasil pode protagonizar vexame mundial, avaliam os deputados Nilson Leitão (MT) e Jorginho Mello (SC). Insatisfeita com a falta de organização, a entidade ameaça transferir o torneio para outro país. Há receio de que o modelo apresentado pelo governo inviabilize a realização da competição. O projeto foi encaminhado pela presidente Dilma ao Congresso em 19 de setembro.

Para Leitão, será um péssimo sinal se a instituição revogar o direito de sediarmos o evento, mas ele considera a decisão legítima porque houve descuido do Executivo em relação à infraestrutura. “Seria uma vergonha internacional. Vai demonstrar que o Brasil é a nação da propaganda, além de revelar incompetência sem tamanho”, disse.

Play
baixe aqui

Jorginho Mello recorda que a oposição ajudou a aprovar ações com objetivo de executar as iniciativas necessárias para a Copa. Contudo, o Planalto não acompanhou o ritmo e tem promovido uma tragédia.

“O governo precisa reagir para que as obras, as construções e as leis votadas sejam colocadas em prática”, alertou. Na opinião do deputado, o ex-presidente Lula é um dos responsáveis pela situação atual. O petista fez muito marketing, mas deixou os empreendimentos em segundo plano.

A notícia foi publicada pelo “O Globo”. A reportagem mostra que a Fifa anda insatisfeita com a lei enviada à Câmara. Propostas como ingressos, credenciamento, garantias para parceiros comerciais, gratuidades e até transmissão de TV foram editadas de forma diferente do que foi acertado em fevereiro deste ano, em Brasília, durante reunião do secretário-geral da federação, Jérôme Valcke, com o ministro do Esporte, Orlando Silva, e técnicos da União.

Para a entidade, após quatro anos da escolha como país sede da Copa, o Brasil perdeu o controle do andamento das obras e pôs em risco o legado de infraestrutura que o evento poderia deixar à nação. Segundo a “Folha de S.Paulo”, a promessa de entregar nove estádios até o final de 2012 também já caiu por terra, com novos atrasos.

(Reportagem: Artur Filho / Foto: Saulo Cruz / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
26 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *