Cardiopatia Congênita


Ruy Carneiro propõe data para conscientizar população sobre doença relacionada ao coração

Projeto de lei do deputado Ruy Carneiro (PB) institui o Dia Nacional de Conscientização sobre as Cardiopatias Congênitas – enfermidade na qual há anormalidade da estrutura ou função do coração. Se aprovada pela Câmara, a data será comemorada em 12 de junho. Pelo texto, as instâncias do Sistema Único de Saúde (SUS) promoverão eventos para mobilizar a sociedade sobre as cardiopatias, suas manifestações e a necessidade de diagnóstico e tratamento. O objetivo é reverter o quadro da doença no Brasil.

A enfermidade está relacionada ao nascimento, mesmo que descoberta mais tarde. No entanto, a população em geral não tem ciência sobre os sintomas, consequências, deixando de procurar assistência especializada e colocando em risco o desenvolvimento e até a sobrevivência de muitas crianças.

Ruy Carneiro acredita que uma data específica para tratar sobre o assunto vai reduzir a falta de informação. “A proposta visa exatamente a preencher essa lacuna, criando um dia específico para divulgação e conscientização acerca do problema, em todas as instâncias do SUS, para tentar reverter o panorama da enfermidade no país”, destacou.

Estatística

→ Dados do Ministério da Saúde (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos de 2000 a 2006) mostram uma natalidade de 3 milhões de nascidos vivos por ano no Brasil. Portanto, levando em conta a incidência prevista, cerca de 24 mil crianças com cardiopatias congênitas nascem por ano.

(Reportagem: Laize Andrade / Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
26 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *