Governo paralisado


Política petista impede um desenvolvimento econômico mais justo

Em discurso na Câmara, o deputado William Dib (SP) avaliou que a política adotada pelo PT em quase nove anos de governo impediu um desenvolvimento econômico mais justo, com a efetiva distribuição de renda e participação da população carente na riqueza do país. Segundo ele, o Executivo ficou paralisado por causa da onda de corrupção que inundou a Esplanada, derrubando vários ministros.

Como consequência, o Planalto dedicou muito tempo administrando crises em sua base aliada no Congresso, promovendo um descrédito na classe política, acrescenta o tucano.

Play
baixe aqui

“O governo reduziu suas ações a um simples ato de negociar a governabilidade proporcionada por maiorias heterogêneas no Congresso. E, na maneira pragmática de relacionar-se com o Legislativo, ele tem abusado de distorções”, condena, ao mencionar a enxurrada de medidas provisórias editadas e a política do “toma lá, dá cá”.

Na opinião do deputado, a prática enfraquece as instituições democráticas do Brasil. “A fragilização dos Poderes da República debilita o Estado internamente e no exterior, tornado a sociedade uma presa fácil dos demagogos e dos aventureiros de plantão”, reprovou.

A omissão e a permissividade do governo diante de um cenário de corrupção causaram demissões de ministros, prisões de servidores e desvios de milhões dos cofres públicos, o que atinge de cheio a sociedade, principalmente a parcela mais pobre. “O silêncio dos responsáveis é uma bofetada no rosto do cidadão. Diante da ausência de punição, face ao predomínio da impunidade, o descrédito da população alcança o Poder Judiciário”, opinou.

Dib ainda condenou o pedido do ex-presidente Lula para que ministros da gestão Dilma resistam à pressão popular e à opinião pública, e não deixem os cargos nas hipóteses de indícios de irregularidades.

(Reportagem: Artur Filho / Foto: Luiz Cruvinel / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
23 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *