Crise no mercado financeiro


PSDB quer discutir situação da economia com Mantega e setor produtivo

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), afirmou que a bancada tucana irá propor duas audiências públicas para discutir as iniciativas adotadas pelo governo para enfrentar a valorização do Real e reverter o processo de desindustrialização. Uma terá a participação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, a outra contará com integrantes do setor produtivo.

Segundo o líder, serão apresentados requerimentos de convite para Mantega e para representantes da área para reuniões conjuntas em quatro comissões: Finanças e Tributação; Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Ciência e Tecnologia e Defesa do Consumidor. “As medidas que o governo anunciou nos últimos meses podem ter reflexos diretos na população. As idas e vindas em relação às ações da área econômica trazem insegurança para o mercado e graves consequências para as pessoas”, disse.

Barbeiragens da equipe de Dilma ajudam a explicar alucinada disparada do dólar

Além disso, as próximas medidas provisórias previstas para entrarem na pauta – 539, 540 e 541 – se referem a propostas como o Reintegra, o Brasil Maior e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre derivativos. “A Câmara precisa ser informada sobre as implicações e os reflexos dessas iniciativas antes de votá-las”.

Os pedidos ocorrem após uma semana movimentada no mercado financeiro. A cotação da moeda americana teve alta de 5,5%. No mês, acumula aumento de 14,81%. Com o câmbio em ascensão e mais pressão sobre os preços, o reflexo é sentido imediatamente pelo consumidor, pois a inflação tende a subir ainda mais, estourando o teto da meta (6,5%).

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), haverá acréscimo entre 5% e 10% no custo do pão francês já no início de outubro. Já o macarrão e o pão de fôrma terão na próxima semana alta de 5%, informou a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima).

(Da redação com assessoria da liderança do PSDB na Câmara / Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
23 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *