Construindo política pública


Em Fortaleza, comissão da Câmara discutirá consequências do consumo abusivo de álcool no país

A comissão especial da Câmara criada para discutir o crescimento do consumo de álcool no Brasil promove na próxima segunda-feira (26) audiência pública em Fortaleza. Parte de um cronograma de debates em todo país, a reunião coletará informações sobre a consequência do uso excessivo de bebida na sociedade, além de formular propostas para o controle – tema central do colegiado.

Relator da comissão, o deputado Vanderlei Macris (SP) ressalta que o problema precisa ser combatido com responsabilidade. “Já virou epidemia. Fizemos mais de 30 audiências públicas com depoimentos de médicos, psiquiatras, da sociedade civil, de organizações não governamentais, governos, estados e municípios”, afirmou.

Play
baixe aqui

O encontro na capital cearense será realizado na Assembleia Legislativa, a partir das 13h30. “Precisamos de políticas para tirar o país de um dos índices mais preocupantes do mundo, em termos de excesso de consumo”, ressaltou.

Segundo Macris, o trabalho realizado na Câmara comprovou volume cada vez maior de mortes em função da ingestão do produto. No trânsito, 50% dos óbitos são vinculados à substância. “Essa é uma das grandes preocupações que a população precisa ter. Na comissão, estamos construindo um banco de dados capaz de orientar medidas em relação ao tema.”

Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revela que, em cinco anos, 17% dos pacientes atendidos em unidade de tratamento da zona sul do estado faleceram em decorrência do álcool. Na Inglaterra, o índice não ultrapassa 0,5% ao ano, compara Macris. Levantamento dos deputados constatou que a dependência atinge cerca 10% da população: 20 milhões de brasileiros. Os viciados em drogas ilícitas não passam de seis milhões.

Na audiência, também será debatida a influência da propaganda de bebidas no aumento do consumo. Macris considera extremamente importante restringir a publicidade na TV e na internet, além de defender a criminalização da venda do produto para menores.

SERVIÇO

Seminário: “Consumo Abusivo de Álcool: causas e consequências”.

Local: Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Av. Desembargador Moreira, 2807 – Bairro: Dionísio Torres – Fortaleza).

Programação

13h30 – Credenciamento e entrega de materiais.

14h – Abertura do Seminário pelo presidente da comissão especial, deputado Geraldo Resende.

Composição da Mesa

Deputado estadual Roberto Cláudio, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.

Deputado estadual Carlomano Marque, presidente da Comissão de Seguridade Social e Saúde.

Deputada Mirian Sobreira, autora do requerimento.

Deputado federal Vanderlei Macris (SP), relator da comissão especial.

Deputado federal José Linhares

Deputado federal Chico Lopes

14h30 – Primeiro Painel: associação do uso do álcool e os acidentes automobilísticos e outros agravos. Palestrante: Dr. Lineu Juca, cirurgião vascular do Instituto José Frota (UF), mestre em cirurgia pela Escola Paulista de Medicina, especialista em angiologia e cirurgia vascular pela AMB e CFM.

15h – Segundo Painel: os males e consequências sociais advindas do uso abusivo do álcool. Palestrante: Dr. Osmar Parentes, psicólogo, especialista em dependência química, coordenador do Instituto Volta Vida.

15h30 – Terceiro Painel: a influência da propaganda de bebidas alcoólicas no aumento do consumo. Palestrante: Dr. José Maria Pontes, presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará (SIMEC)

16h – Abertura para debates e perguntas

16:30 – Encerramento

(Reportagem: Letícia Bogéa e Marcos Côrtes/ Foto: Paula Sholl / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
23 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *