Indicação suspeita


Líder do PSDB quer esclarecer influência de Márcio Thomaz Bastos na seleção de ministros do STF

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), apresentou requerimentos de informação a quatro ministros sobre audiências que tiveram a participação do ex-ministro Márcio Thomaz Bastos. São eles: Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República), José Eduardo Cardozo (Justiça) e Luís Adams (Advocacia-Geral da União).

Nos documentos, Nogueira solicita a listagem das reuniões e as cópias dos respectivos registros desde 1º de janeiro de 2011. “O objetivo é convidar essas autoridades para prestar esclarecimentos sobre a reportagem que vislumbra a possibilidade de tráfico de influência. Trata-se de uma tendência de influenciar naquilo que tem que haver liberdade da própria Justiça para atuar”, explicou o líder.

Play
baixe aqui

Segundo a revista “Veja”, Márcio Thomaz Bastos continua tendo poder no processo de seleção dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a reportagem, a presidente Dilma Rousseff almoçou com ele no Palácio da Alvorada no dia 31 de agosto. Na ocasião, o ex-ministro teria indicado dois nomes para ocupar a vaga deixada por Ellen Gracie, recém-aposentada do STF.

A pessoa escolhida por Dilma vai completar o plenário da Corte no julgamento do processo do mensalão. “Ou seja, ele ajuda a escolher aqueles que vão julgar seus amigos e clientes”, diz trecho da matéria. Bastos é testemunha de defesa do petista José Dirceu no processo e advogado de um dos envolvidos no caso, o diretor do Banco Rural José Roberto Salgado.

Encontros não registrados

→ O Decreto 4.334, de 12 de agosto de 2002, que dispõe sobre as audiências concedidas a particulares por agentes públicos em exercício na Administração Pública, determina que “as audiências terão sempre caráter oficial, ainda que realizadas fora do local de trabalho, devendo o agente público estar acompanhado nas audiências de pelo menos um outro servidor público ou militar; e manter registro específico das audiências, com a relação das pessoas presentes e os assuntos tratados.”

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Paula Sholl/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
22 setembro, 2011 Últimas notícias 3 Commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *