Luta pela democracia


José Richa será homenageado em premiação pela transparência na gestão pública

O deputado Fernando Francischini (PR) comemorou nesta quarta-feira (21) a escolha do nome do ex-senador e ex-governador do Paraná José Richa para ser homenageado com o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública, uma realização da Mesa Diretora da Câmara e da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) com o objetivo de reconhecer  o trabalho pela transparência e fiscalização da gestão pública. O nome de Richa foi indicado  por Francischini e por Sérgio Brito (PSC-BA), presidente da CFFC.

O tucano destacou importantes características do político, como a luta pela redemocratização. “Ele foi um dos fundadores do PSDB, mas já vinha de partidos que lutavam pela democracia. O maior legado dele foi pela redemocratização do país”, lembrou. “É um orgulho homenagear no Congresso alguém que fez história no Brasil e especialmente no estado do Paraná”, completou.

Play
baixe aqui

O deputado ressaltou a participação de José Richa na campanha Diretas Já, que permitiu a realização de eleições diretas e o fim do regime militar. Como governador, seu mandato foi baseado na seriedade.  “Os deputados entenderam que era preciso uma homenagem que pudesse convalidar toda sua dedicação para que o país fosse redemocratizado. É por isso que vamos homenageá-lo com essa comenda”, afirmou.

Pai do atual governador do Paraná, Beto Richa, José Richa foi deputado federal, senador, governador do estado e prefeito de Londrina. Foi um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), em 1964, e mais tarde, em 1988, ajudou a fundar o PSDB. Como governador destacou-se principalmente na área social. Richa faleceu em dezembro de 2003, aos 69 anos, em Curitiba.

Sessão solene

O Prêmio Transparência e Fiscalização Pública será concedido em novembro durante sessão solene da Câmara dos Deputados. Além da homenagem a José Richa, vencedor do prêmio na categoria Governamental, será entregue ainda uma comenda ao site Contas Abertas, vencedor na categoria Sociedade Civil.

(Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Paula Sholl e Ag. Câmara/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
21 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *