“Fim do mundo”


Para líder, pedido de Lula para ministros resistirem às denúncias de corrupção é uma inversão de valores

Ao reprovar a prática petista de empurrar a sujeira da corrupção para debaixo do tapete, o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), rebateu o ex-presidente Lula, que aconselhou ministros a suportarem as denúncias. O tucano considera inconcebível o pedido para encobrir os desmandos da administração federal. “É o fim do mundo! Como um ex-presidente recomenda a um suspeito de irregularidades que resista?”, questionou. “É uma inversão de valores, que faz com que as pessoas percam a capacidade de se indignar.”

Após receber o título de doutor honoris causa da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o petista mandou um recado para ministros do governo Dilma Rousseff: “O político tem que ter casco duro”. A prática do não esclarecimento foi adotada no período do mensalão, quando ele negava insistentemente o escândalo, apesar de várias provas mostrarem o contrário.

Play
baixe aqui

Foi uma ótima oportunidade para ficar calado, recorda Nogueira. Segundo o líder, trata-se de estratégia para desviar o foco, pois alguns ministros que caíram são personagens remanescentes do governo passado. Portanto, são heranças deixadas a Dilma.

O deputado Carlos Roberto (SP) afirma que a declaração é um péssimo exemplo. “É a máxima que ele deu durante o seu mandato. Em oito anos, o petista se esquivou de forma delituosa. Eu prefiro que a gente tenha um ex-presidente que demonstre lisura, responsabilidade e comprometimento com a nação”, ponderou.

No evento realizado em Salvador (BA), Lula ainda falou que se o político tremer a cada vez que alguma denúncia vier à luz, ele não enfrenta a briga para provar que está certo.

A declaração surge em momento de constante crise da atual gestão. Em menos de nove meses, já caíram cinco ministros: Alfredo Nascimento (Transportes); Wagner Rossi (Agricultura), Antonio Palocci (Casa Civil); Pedro Novais (Turismo) e Nelson Jobim (Defesa). Com exceção de Jobim, os outros deixaram a Esplanada por suspeita de corrupção.

(Reportagem: Artur Filho / Fotos: Briza Cavalcante e Paula Sholl / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
21 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *